Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Caim e Abel

História Bíblica: Caim e Abel


HISTORIA: CAIM E ABEL
(texto com base no historia do site: www.ebd.com.br)

Objetivo:
Saber que a criança deve amar a Deus de coração. • Saber que a criança deve agradar a Deus.

Versículo para decorar: “Amarás teu Deus de todo teu coração... ” Deuteronômio 6.5

LeituraGênesis 4.1-14, 25 e 26
É importante dar um versículo bem simples ou parte dele, caso contrário elas não conseguirão decorar ou compreender. Ainda assim o versículo deve ser explicado e pode ser repetido durante a aula. Deve-se também explicar o significado para ter certeza que a criança compreendeu-o: "Você deve gostar muito, muito de Deus no seu coração, com o seu pensamento, Deus deve ser muito importante para você.”

O catequista deverá chamar a atenção da criança para o que vai ser ensinado. Isto pode ser feito de duas maneiras: perguntando alguma coisa relativa à lição, em linguagem simples, ou mostrando alguma coisa concreta e original. Sugerimos: • Perguntar: "Vocês gostam, amam a mamãe (o papai ou a vovó)? Vocês amam de coração? Vocês gostam de agradá-la? "

Sugestão:
Montar com as pedras e os gravetos um pequeno altar ou fogueira para que possam ver como as coisas eram oferecidas a Deus. Colocar as figuras da ovelha e do prato com hortaliças e dizer " Para agradar a Deus as pessoas da época de Adão e Eva ofereciam o que era seu para Deus." Hoje vamos conhecer dois irmãos: um amava a Deus no coração e o outro não."
Captada a atenção, ensinar a lição propriamente dita, utilizando os cartazes coloridos.

Hora da História
"Foi Adão que colocou o nome em sua esposa: Eva, que quer dizer “vida”, pois ele disse que ela seria a mãe de toda a humanidade. Nasceu o primeiro filho de Adão e Eva: Caim. Depois nasceu o outro filho, se chamou Abel. Caim foi crescendo e se interessando em cuidar da terra, ele se tornou um ótimo “agricultor . Já Abel, gostava muito de cuidar de ovelhinhas, ele se tornou “pastor de ovelhas”.

Passado algum tempo Caim juntou os melhores frutos que ele plantou e ofereceu a Deus. Abel pegou os primeiros filhotes do seu rebanho e também ofereceu a Deus. Deus aceitou Abel e sua oferta e não aceitou Caim e sua oferta. Sabe por quê? Porque Deus conhecia o coração de Abel e o de Caim. Deus sabia que Abel fazia tudo para agradá-lo, que o amava de todo o coração. Mas Deus também conhecia o coração de Caim e sabia que ele não O amava verdadeiramente. A Bíblia diz que as obras de Caim eram más e de seu irmão, justas. Deus ainda avisou Caim: se você andar direito é claro que vou aceitar você. Você pode mudar seu coração! Mas Caim não se arrependeu, não quis amar a Deus de todo coração, continuou com muita raiva, tanta raiva que matou seu irmão Abel.

Que tristeza! Na Bíblia diz que você deve amar a Deus de todo o coração e as outras pessoas como se fosse você mesmo. Se Caim amasse a Deus e a seu irmão, ele jamais o teria matado. E agora?
Deus havia prometido que “Seu” filho nasceria como homem para salvar o pecador. Mas Abel, que amava a Deus morreu. Será que o Filho de Deus viria da família de Caim?! Não, pois Deus deu outro filho a Eva: Sete, e da família de Sete, muitos e muitos anos depois nasceu Jesus.

Use esta parte da aula para recapitular com as crianças tudo o que foi ensinado fazendo uma pergunta de cada vez, esperando e ajudando-os a responder com muita paciência. • Qual o nome do primeiro filho de Adão e Eva? • Qual o nome do segundo filho de Adão e Eva? • Qual deles cuidava das plantas? • Qual deles era pastor de ovelhas? • Qual deles amava a Deus de todo o coração? • Como chamou o terceiro filho de Adão e Eva que nasceu?
 



Exercícios Caim e Abel:





Nenhum comentário:

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!

Postagens populares

Ocorreu um erro neste gadget