Cole sua foto aqui

Cole sua foto aqui

Fazer login

Seguidores

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A multiplicação dos pães e peixes.

JESUS RECEBE A OFERTA DE UM MENINO(A multiplicação dos pães e dos peixes)
(Mateus 14.13-21; Marcos 6.30-44; Lucas 9.10-17; João 6.1-13)


 

INTRODUÇÃO
Quem aqui costuma levar lanche para a escola? O que vocês mais gostam de levar como lanche?
Alguém aqui já dividiu o seu lanche com um colega da escola?
Agora, imaginem se vocês tivessem que dividir o seu lanche com todos os amiguinhos da sua sala de aula. Será que daria para todos comerem? Quanto cada um iria comer?

DESENVOLVIMENTO
Certa vez, Jesus decidiu ir com os seus discípulos para um lugar distante gente para que pudessem descansar. Jesus e seus discípulos trabalhavam tanto, fazendo a obra de Deus que muitas vezes não tinham tempo de descansar, nem para comer. (Mc 6.31) Então, eles entraram num barco e foram para um lugar deserto.
Muitas pessoas os viram partir e a notícia logo se espalhou. Pessoas de vários lugares foram para a margem do mar para esperá-los. Ao desembarcar, Jesus e seus discípulos tiveram uma grande surpresa, havia uma multidão à sua espera.
Mesmo estando cansado, Jesus não mandou a multidão ir embora. Jesus olhou para aquela multidão e viu a necessidade que eles tinham de aprender mais da Palavra de Deus. Jesus subiu num monte com seus discípulos, começou a ensinar e depois realizou muitos milagres de cura.

Já estava começando a anoitecer, era hora de mandar aquela gente voltar para suas casas. Os discípulos queriam que Jesus se despedisse da multidão para que cada um procurasse a sua própria comida.
Mas Jesus chamou seu discípulo Filipe e lhe perguntou onde pães poderiam ser comprados para toda aquela gente. Filipe ficou muito preocupado com a pergunta de Jesus e começou a calcular quanto dinheiro seria necessário para comprar comida para toda aquela gente.

Porém, Jesus já sabia o que iria fazer. Jesus sabia que Deus era fiel e que nunca deixa faltar nada para aqueles que O servem e O obedecem.
Ali próximo de Jesus estava um menino que viu tudo o que estava acontecendo. Ele tinha para comer 5 pães e 2 peixinhos. Pelo menos, ele tinha algo para comer! Não iria ficar com fome!
Mas, aquele menino sentiu no seu coração, o desejo de doar o seu lanche como oferta para alimentar a multidão.
Outro discípulo de Jesus, chamado André, foi até Jesus e lhe contou sobre a doação que o menino queria fazer. Mas André disse a Jesus como aquela quantidade tão pequena de pães e peixes poderia alimentar todo aquele povo.
Crianças, a multidão realmente era muito numerosa. Só de homens tinha cinco mil, crianças e mulheres não foram contadas.
Jesus pegou os 5 pães e 2 peixinhos, mas antes pediu aos seus discípulos que dividissem as pessoas em grupos de cinqüenta.
Depois que todos estavam organizados em grupos, Jesus levantou os pães e os peixinhos para o alto e agradeceu ao Pai por aquele alimento. Nós também devemos sempre lembrar que antes das nossas refeições devemos agradecer a Deus.
Jesus então chamou os discípulos e começou a repartir os pães e os peixes para que eles dessem a multidão.
Naquele momento aconteceu um grande milagre: todas as pessoas comeram bastante e ainda sobraram doze cestos cheios.
Para que não houvesse desperdício, Jesus

mandou que seus discípulos recolhessem o que havia sobrado.

CONCLUSÃO
Bem crianças, se aquele menino não desse ouvido a voz de Deus no seu coração poderia até comer o seu lanche, mas as outras pessoas ficariam com fome. Ele obedeceu ao que Deus falou no coração dele para fazer, e, com seu lanche, que parecia não dar para nada, ajudou na obra de Deus.
Hoje também quando trazemos a nossa oferta na Casa de Deus ajudamos que pessoas também sejam abençoadas.

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO:

Prepare o anexo
"A 1ª MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E PEIXES – JOGO DA MEMÓRIA". Faça 1 joguinho para cada 2 alunos (é necessário tirar 2 cópias para montar 1 joguinho).
O Joguinho tem 4 cenas diferentes, então monte as duplas, dê preferência a montar duplas de crianças com idades parecidas ou aproximadas e explique como funciona a brincadeira.
Cada criança escolhe duas figuras e as vira para cima. Se conseguir formar o par de cenas iguais, a criança deverá contar a que parte da lição bíblica ela se refere.
Esta atividade é bem interessante, pois dá para avaliar se conseguimos transmitir de maneira clara a Lição Bíblica proposta e se as crianças conseguem retransmitir o que aprenderam.


 

Um comentário:

. disse...

Adoramos a ideia.
Iremos realizar o nosso encontro dessa maneira.
Abraços.

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!

Postagens populares

Ocorreu um erro neste gadget