Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de abril de 2010

O SERMÃO DO MONTE 1


AS BEM AVENTURANÇAS
Parte I - (MaTeus, 5).

CONHECENDO O TEMA DA UNIDADE:
Antes de preparar as lições, tome o cuidado de ler cada passagem bíblica citada, se aprofunde no Sermão do Monte e nas Bem Aventuranças para que possa falar com segurança sobre o tema. Se possível consulte comentários bíblicos a respeito do Sermão do Monte e das Bem Aventuranças, converse com seu pastor ou alguém que conheça o tema mais à fundo do que você. Nunca leia a história para as crianças, e sim aprenda a passagem bíblica, isso é muito importante. As crianças precisam ver que você está falando de algo que realmente conhece e principalmente algo que VIVE. Á cada lição, tenha sempre a Bíblia aberta no texto base (Mateus 5)

MURAL DA UNIDADE:

Materiais: papel 40 kg branco, cola, tesoura, figura de Jesus e figura de várias pessoas em redor de Jesus, giz de cera azul claro e verde claro e verde escuro (para
desenhar o céu e o gramado) e cartolina branca.

MONTAGEM: Pegue o giz de cera azul claro e passe-o deitado sobre a parte superior do papel 40 kg (para dar efeito de céu), com o giz de cera verde escuro desenhe o gramado e para pintar o gramado use o giz de cera verde claro. Na parte central superior escreva o tema da unidade de estudo e logo abaixo coloque o versículo.
Para isso, desenhe nuvens na cartolina branca e dentro dessas nuvens escreva o versículo tema da unidade de estudo, recorte e cole na parte de cima do mural. Logo Abaixo, com as figuras de Jesus e das pessoas, monte a cena do Sermão do Monte.

Se não quiser usar essa montagem, poderá usar a figura que está na capa desta apostila.
Recorte em volta das figuras antes de colá-las no mural. Esse cartaz deve permanecer em exposição até o final da unidade de estudo.

1º tema
O SERMÃO DO MONTE

VISUAL – Mural da unidade.
OBJETIVOS:
- Compreender a mensagem deixada por Jesus através do Sermão do Monte.
- Despertar o desejo de serem bons exemplos, serem pessoas fiéis a Deus e aos pais.
TRABALHO MANUAL: MÓBILE
Materiais – Canudos coloridos, barbante ou fio de lã colorida, cola, tesourinha sem ponta, gravuras: Jesus e do povo, giz de cera ou lápis de cor.
Figuras para o móbile
:(cortar redondo 2 X)


Cortar redondo (1X)
CULTUANDO:
Abertura – Oração (que pode ser por uma criança)
Momento de Louvor:
- Cante cânticos referentes ao tema.
Apresentação dos Aniversariantes


APRESENTAÇÃO DO TEMA DA UNIDADE: Mostre o mural da unidade e diga:
Crianças olhem bem para este cartaz, prestem bastante atenção nele. Vocês sabem dizer quem são essas pessoas e o que está acontecendo nessa cena? (espere as respostas e dê início à história)


HISTÓRIA:
Este cartaz está representando o Sermão do Monte. O Sermão do Monte foi uma das primeiras pregações de Jesus e está registrado (escrito) em Mateus capítulos 5 a 7. Nesta pregação, Jesus fala das Boas Notícias do Reino de Deus. Reino é o mesmo que Governo. Quando recebemos Jesus no coração, aceitamos o seu governo em nossas vidas. No Sermão do Monte, Jesus explica que somos "Sal da Terra e Luz do Mundo", ou seja, somos representantes do Reino de Deus na Terra, e precisamos transmitir a pureza de Deus para as pessoas. Ele disse também que iremos sofrer perseguições por sermos fiéis a Deus, mas precisamos continuar firmes, pois Ele (Deus) cuidará de nós em todos os momentos, até mesmo quando estivermos em
dificuldades e quando tudo terminar nos recompensará. Deus quer que sejamos perfeitos, e ser perfeito não significa ser sem pecado, mas sim que devemos ser íntegros e verdadeiros. Mesmo que não cheguemos a ser totalmente como Deus quer, devemos nos desafiar a cada dia a servi-lo melhor.
Quantas crianças aqui aceitam o desafio de lutar, se esforçar para ser mais perfeito e servir melhor à Deus? Levante sua mãozinha...
Agora, todas as crianças que levantaram as mãos, fiquem de pé e ponha as mãos no coraçãozinho, vamos falar com Deus nesse momento.


- Após a história ore e cante com as crianças o cântico da unidade e ensine o versículo bíblico da unidade. ( caso você não conheça o cântico, poderá substituído
por um que esteja encaixado no tema estudado e que seja conhecido pelas crianças.)
Trabalho Manual
1 (móbile
)- Distribua entre as crianças as cópias das figuras e os giz de cera ou lápis de cor para pintarem as figuras, depois distribua entre elas o material para a confecção do móbile. Oriente-as nesse tarefa.


2ºtema: O AMOR AO PRÓXIMO
MATEUS 5. 43 – 48


VISUAL – Cartolina dupla face vermelha e preta . Faça dois corações, um vermelho para representar o amor e um negro para
representar o ódio.

 OBJETIVOS:
- Compreender que não se deve pagar o mal com o mal.
- Despertar o desejo de serem amorosos apesar de sofrerem com algum tipo de
maltrato.

 TRABALHO MANUAL:

LIVRO DO AMOR
Materiais – Retalho de cartolina de várias cores (para a capa do livro), folhas de
papel ofício ou A4 que podem ser coloridas, cola, tesoura sem ponta, cola colorida,
figuras variadas com pessoas e crianças em atitudes amorosas, laços de fita,
grampeador e todo tipo de material que possa ser usado para enfeitar a capa do livro
e fazer moldura nas páginas do livro.

CULTUANDO:
Abertura – Oração (que pode ser por uma criança)
Momento de Louvor :
- cântos que estejam relacionados com o tema.
Apresentação dos aniversariantes
DESPERTANDO O INTERESSE: Diga às crianças que hoje vamos continuar falando sobre o Sermão do Monte (APONTE PARA O CARTAZ) Inicie dizendo que no Sermão do monte Jesus ensina uma lição muito importante sobre o amor ao próximo
e é sobre isso que vamos falar agora. (inicie a história)

HISTÓRIA:
Jesus atraía muitas pessoas. Todos queriam estar perto dele e ouvir o que Ele ensinava. E Ele sempre ensinava muitas coisas importantes. Vamos ver o que Jesus ensinou no Sermão do Monte à respeito do amor ao próximo? (abra sua Bíblia em
Mateus 5. 43 – 48, leia o texto para as crianças.
Os judeus eram e são até hoje muito fiéis às Leis de Moisés. A Lei dizia que as pessoas deveriam amar somente aqueles que eram bons (mostre o coração vermelho) e odiar aos maus.
(mostre o coração negro – Você pode fixa-los em um flanelógrafo ou segura-los) Então, Jesus disse que diante de Deus agir assim não era nenhuma vantagem porque até os que são maus fazem isso. Ele ensinou que se quisermos agradar a Deus de verdade devemos amar até aqueles que querem ser nossos inimigos (retire o coração negro do flanelógrafo), porque é assim que Deus faz.
Deus é tão bom e amoroso que faz com que amanheça o dia para bons e maus, manda a chuva para refrescar os bons e os maus.
Isso é ser perfeito, amar sem colocar condição, Deus é assim e Ele quer que
sejamos como Ele é. Amar pessoas boas e más; só consegue perdoar aqueles que
fazem o mal, as pessoas que amam como Deus.
Quantas crianças aqui querem amar como Deus? Levante sua mãozinha...
Agora, todas as crianças que levantaram as mãos, fiquem de pé e ponha as mãos no coraçãozinho, vamos falar com Deus nesse momento.
Vamos pedir a Ele que coloque em nossos corações o Seu amor perfeito?
Após a história ore e cante com as crianças o cântico da unidade e ensine o
versículo bíblico.

Trabalho Manual
Distribua entre as crianças os retalhos de cartolina e os materiais para a decoração da capa do livro. Enquanto distribui, diga a elas que farão um livro muito especial, O LIVRO DO AMOR, explique a elas como será o livro, diga que nas páginas desse livro elas colocarão gravuras que falem do amor ao próximo e que primeiro elas farão a capa. Após terminarem a capa do livro, coloque o nome de cada criança e recolha-as e ponha para secar, enquanto seca a capa do livro distribua as páginas e as figuras (as páginas do livro já devem estar grampeadas) Veja o modelo n º 2:

Cada livro deve ter quatro páginas, para isso recorte duas folhas de papel ofício
ao meio e grampeie-as. A capa do livro deve ser um pouco maior que as páginas do livro. Ao terminarem de colar as gravuras nas páginas, spere secar e então, cole a capa. Está pronto o LIVRO DO AMOR. Quando terminarem o LIVRO DO AMOR elas poderão presentear alguém com seu livrinho.
Após a oração despeça as crianças com carinho e convide-as para a próxima
reunião.

3º Tema:
AS BEM AVENTURANÇAS .
MATEUS 5. 3 – 12

VISUAL – Procure em jornais, revistas ou mesmo na internet fotos ou gravuras de duas crianças felizes (um menino e uma menina) Cole-a em um retalho de cartolina um pouco maior que a gravura para dar estaque
Você também pode usar a gravura usada neste modelo.

OBJETIVOS:
- Mostrar que Deus cuida de nós em qualquer situação por mais difícil que seja.
- Mostrar que a fidelidade à Deus nos traz recompensas.

TRABALHO MANUAL:
DESENHO DA ALEGRIA

Materiais – Folhas de papel pardo ou manilha ( com uma folha de papel manilha dá para fazer quatro cartazes do tamanho de uma folha de papel pardo), tinta para pintura à dedo, canetinhas ou giz de cera.
Receita de Tinta para Pintura à Dedo
1 xícara de sabonete em flocos (você pode ralar o sabonete)
¼ de xícara de água
Anilina comestível
Misture todos os ingredientes em uma vasilha. Bata com batedeira até a massa ficar fofinha.
Use-a como pintura a dedo

 CULTUANDO:Abertura – Oração (que pode ser por uma criança)Momento de Louvor :- Cântico que não fujam do tema
Aniversariantes

 DESPERTANDO O INTERESSE: Diga às crianças que hoje elas irão aprender mais um pouquinho sobre o Sermão do Monte. Pergunte a elas se já ouviram falar em Bem Aventuranças e se sabem o que é isso, espere as respostas e então diga que irá dar uma dica. Leia o texto de Mateus 5. 3 – 12 substituindo a palavra Bem Aventurados por Felizes (enquanto lê, mostre a figura) . E então pergunte se eles já escobriram o que quer dizer Bem Aventuranças. Dê início a história.
HISTÓRIA:
Bem Aventurança quer dizer Feliz de Verdade. Neste texto que acabei de ler, Jesus está nos ensinando que a nossa verdadeira felicidade está em ser fiel à Deus apesar das nossas limitações humanas. Deus nos ama muito.
Vocês prestaram atenção no final do texto bíblico? Devemos ficar felizes quando alguém falar mal de nós, mas isso é tão isso difícil, não é verdade? Mas prestem atenção no que Jesus disse: as pessoas também perseguiram os profetas que
existiram antes de nós... todas as pessoas que são fiéis à Deus sofrem perseguição,
mas são felizes porque Deus cuida delas. Deus é fiel. Jesus continua dizendo: " Alegrai-vos porque é grande o vosso galardão nos
céus." Sabem o que isso quer dizer? Que Deus nos dará uma grande Herança, uma grande recompensa quando chegarmos no céu. Isso não é maravilhoso? Vale a pena ser fiel. Quantas crianças aqui vão permanecer fiéis à Jesus? Levante sua mãozinha... Agora, todas as crianças que levantaram as mãos, fiquem de pé e ponha as mãos no coraçãozinho, vamos falar com Deus nesse momento. Vamos pedir à Ele que nos ajude a permanecer firme.
Após a história cante o cântico tema da unidade e recite o versículo base da unidade.

 Trabalho Manual - Divida as crianças em grupos, distribua entre elas as folhas de papel pardo ou papel manilha juntamente com o material de pintura disponível.
Explique às crianças que elas irão fazer um desenho diferente. O desenho da Alegria. Explique que cada um terá que fazer um desenho do que entende ser a alegria no cartaz, explique que elas terão que continuar o desenho que um coleguinha irá começar sem estraga-lo (Se possível dê exemplo de como fazer o desenho da alegria, peça a ajuda de uma de suas auxiliares – comece um desenho em uma folha de cartolina e sua auxiliar continuará do ponto que você parou) Ao final, elas verão como foi bom trabalhar em equipe e como o desenho da alegria ficou lindo.
Após a oração despeça as crianças com carinho e convide-as para a próxima reunião.

4º tema BEM VENTURADOS OS HUMILDES DE ESPÍRITO (MT 5,3)
VISUALFoto ou gravura de uma pessoa simpática e outra esnobe.
OBJETIVOS:
- Compreender que o orgulho é um pecado que aborrece muito à Deus.
- Despertar o desejo de serem pessoas simples e simpáticos aos outros.

TRABALHO MANUAL: PINTURA
Materiais – Giz de cera, canetinha ou lápis de cor, cópias do desenho da parábola do publicano e do farizeu.
Figura para colorir:
CULTUANDO:
Abertura – Oração (que pode ser por uma criança)Momento de Louvor:cantoAniversariantesDESPERTANDO O INTERESSE:No encontro passado nós aprendemos o que são as Bem Aventuranças, vocês se lembram? Nós aprendemos que Bem Aventurança é ser Feliz de Verdade. Hoje nós vamos aprender sobre a primeira Bem Aventurança, vamos ver qual é? (leia o texto Mat. 5.3) Monte antecipadamente o cartaz do arco-íres no imãtógrafo. Após ler o texto, coloque a primeira bem aventurança no arco-íres e na nuvem, repita-a com as crianças até que aprendam. Logo após inicie a história
mostrando as gravuras escolhidas para a visualização.

HISTÓRIA:Aponte para a figura da pessoa esnobe e pergunte: O que representa essa figura?Espere as respostas. Essa figura representa uma pessoa orgulhosa, metida, esnobe, não é verdade? E esta figura aqui, o que representa? (aponte para a figura das crianças simpáticas) Essa figura representa as pessoas humildes de espírito, humilde quer dizer pobre. Vamos ler o versículo novamente? (Mateus 5:3) - Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Jesus está dizendo aqui que as pessoas humildes de coração são felizes de verdade e elas herdam o reino dos céus. Esse texto bíblico me faz lembrar de uma história que Jesus contou.
Esta história está escrita em Lucas 18. 9–14. Vou ler para vocês (abra o texto e leia-o dando ênfase à leitura, é bom treinar em casa diante do espelho para não gaguejar) Esta história contada por Jesus fala de dois homens, um publicano (cobrador de impostos) e um fariseu ( doutor da lei). Os dois foram à igreja para orar, o publicano era um homem temente a Deus, sabia que precisava de Deus mais do que qualquer coisa, sabia que não era melhor do que ninguém e se humilhou diante de Deus pedindo o perdão de seus pecados. Já o outro homem, o fariseu, era esnobe, se sentia melhor do que todas as outras pessoas e em sua oração menosprezava o publicano. Jesus termina esta história contando que Deus estava feliz com o coração do publicano, porque ele era humilde (pobre) de espírito, Deus ouviu sua oração, perdoou seus pecados e limpou seu coração. Mas... quanto ao fariseu, ihhhh... foi embora pra casa com o coração sujo, porque estava cheio de orgulho e humilhava as pessoas, achava que estava sempre certo e que era super santo. Então crianças, o primeiro passo para sermos felizes de verdade é entregar o coração a Jesus e depois ser humilde de espírito, ser simpático às pessoas, nunca querer ser melhor do que os outros e humilhar aos amiguinhos. As pessoas soberbas aborrecem muito a Deus.
Então crianças, vamos pedir a Deus que limpe o nosso coração do orgulho?
Todas as crianças que querem ser humildes de espírito levantem as mãos. Agora, todas as crianças que levantaram as mãos, fiquem de pé e ponha as mãos no coraçãozinho, vamos falar com Deus nesse momento.
Após a história cante o cântico tema e recite o versículo base da unidade

Trabalho Manual
Distribua entre as crianças o material para a pintura juntamente com o desenho para colorir.
Após o trabalho ore com elas Depois da à oração despeça as crianças com carinho e convide-as para a próxima reunião.

Nenhum comentário:

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!

Postagens populares

Ocorreu um erro neste gadget