Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de abril de 2010

O SERMÃO DO MONTE 1


AS BEM AVENTURANÇAS
Parte I - (MaTeus, 5).

CONHECENDO O TEMA DA UNIDADE:
Antes de preparar as lições, tome o cuidado de ler cada passagem bíblica citada, se aprofunde no Sermão do Monte e nas Bem Aventuranças para que possa falar com segurança sobre o tema. Se possível consulte comentários bíblicos a respeito do Sermão do Monte e das Bem Aventuranças, converse com seu pastor ou alguém que conheça o tema mais à fundo do que você. Nunca leia a história para as crianças, e sim aprenda a passagem bíblica, isso é muito importante. As crianças precisam ver que você está falando de algo que realmente conhece e principalmente algo que VIVE. Á cada lição, tenha sempre a Bíblia aberta no texto base (Mateus 5)

MURAL DA UNIDADE:

Materiais: papel 40 kg branco, cola, tesoura, figura de Jesus e figura de várias pessoas em redor de Jesus, giz de cera azul claro e verde claro e verde escuro (para
desenhar o céu e o gramado) e cartolina branca.

MONTAGEM: Pegue o giz de cera azul claro e passe-o deitado sobre a parte superior do papel 40 kg (para dar efeito de céu), com o giz de cera verde escuro desenhe o gramado e para pintar o gramado use o giz de cera verde claro. Na parte central superior escreva o tema da unidade de estudo e logo abaixo coloque o versículo.
Para isso, desenhe nuvens na cartolina branca e dentro dessas nuvens escreva o versículo tema da unidade de estudo, recorte e cole na parte de cima do mural. Logo Abaixo, com as figuras de Jesus e das pessoas, monte a cena do Sermão do Monte.

Se não quiser usar essa montagem, poderá usar a figura que está na capa desta apostila.
Recorte em volta das figuras antes de colá-las no mural. Esse cartaz deve permanecer em exposição até o final da unidade de estudo.

1º tema
O SERMÃO DO MONTE

VISUAL – Mural da unidade.
OBJETIVOS:
- Compreender a mensagem deixada por Jesus através do Sermão do Monte.
- Despertar o desejo de serem bons exemplos, serem pessoas fiéis a Deus e aos pais.
TRABALHO MANUAL: MÓBILE
Materiais – Canudos coloridos, barbante ou fio de lã colorida, cola, tesourinha sem ponta, gravuras: Jesus e do povo, giz de cera ou lápis de cor.
Figuras para o móbile
:(cortar redondo 2 X)


Cortar redondo (1X)
CULTUANDO:
Abertura – Oração (que pode ser por uma criança)
Momento de Louvor:
- Cante cânticos referentes ao tema.
Apresentação dos Aniversariantes


APRESENTAÇÃO DO TEMA DA UNIDADE: Mostre o mural da unidade e diga:
Crianças olhem bem para este cartaz, prestem bastante atenção nele. Vocês sabem dizer quem são essas pessoas e o que está acontecendo nessa cena? (espere as respostas e dê início à história)


HISTÓRIA:
Este cartaz está representando o Sermão do Monte. O Sermão do Monte foi uma das primeiras pregações de Jesus e está registrado (escrito) em Mateus capítulos 5 a 7. Nesta pregação, Jesus fala das Boas Notícias do Reino de Deus. Reino é o mesmo que Governo. Quando recebemos Jesus no coração, aceitamos o seu governo em nossas vidas. No Sermão do Monte, Jesus explica que somos "Sal da Terra e Luz do Mundo", ou seja, somos representantes do Reino de Deus na Terra, e precisamos transmitir a pureza de Deus para as pessoas. Ele disse também que iremos sofrer perseguições por sermos fiéis a Deus, mas precisamos continuar firmes, pois Ele (Deus) cuidará de nós em todos os momentos, até mesmo quando estivermos em
dificuldades e quando tudo terminar nos recompensará. Deus quer que sejamos perfeitos, e ser perfeito não significa ser sem pecado, mas sim que devemos ser íntegros e verdadeiros. Mesmo que não cheguemos a ser totalmente como Deus quer, devemos nos desafiar a cada dia a servi-lo melhor.
Quantas crianças aqui aceitam o desafio de lutar, se esforçar para ser mais perfeito e servir melhor à Deus? Levante sua mãozinha...
Agora, todas as crianças que levantaram as mãos, fiquem de pé e ponha as mãos no coraçãozinho, vamos falar com Deus nesse momento.


- Após a história ore e cante com as crianças o cântico da unidade e ensine o versículo bíblico da unidade. ( caso você não conheça o cântico, poderá substituído
por um que esteja encaixado no tema estudado e que seja conhecido pelas crianças.)
Trabalho Manual
1 (móbile
)- Distribua entre as crianças as cópias das figuras e os giz de cera ou lápis de cor para pintarem as figuras, depois distribua entre elas o material para a confecção do móbile. Oriente-as nesse tarefa.


2ºtema: O AMOR AO PRÓXIMO
MATEUS 5. 43 – 48


VISUAL – Cartolina dupla face vermelha e preta . Faça dois corações, um vermelho para representar o amor e um negro para
representar o ódio.

 OBJETIVOS:
- Compreender que não se deve pagar o mal com o mal.
- Despertar o desejo de serem amorosos apesar de sofrerem com algum tipo de
maltrato.

 TRABALHO MANUAL:

LIVRO DO AMOR
Materiais – Retalho de cartolina de várias cores (para a capa do livro), folhas de
papel ofício ou A4 que podem ser coloridas, cola, tesoura sem ponta, cola colorida,
figuras variadas com pessoas e crianças em atitudes amorosas, laços de fita,
grampeador e todo tipo de material que possa ser usado para enfeitar a capa do livro
e fazer moldura nas páginas do livro.

CULTUANDO:
Abertura – Oração (que pode ser por uma criança)
Momento de Louvor :
- cântos que estejam relacionados com o tema.
Apresentação dos aniversariantes
DESPERTANDO O INTERESSE: Diga às crianças que hoje vamos continuar falando sobre o Sermão do Monte (APONTE PARA O CARTAZ) Inicie dizendo que no Sermão do monte Jesus ensina uma lição muito importante sobre o amor ao próximo
e é sobre isso que vamos falar agora. (inicie a história)

HISTÓRIA:
Jesus atraía muitas pessoas. Todos queriam estar perto dele e ouvir o que Ele ensinava. E Ele sempre ensinava muitas coisas importantes. Vamos ver o que Jesus ensinou no Sermão do Monte à respeito do amor ao próximo? (abra sua Bíblia em
Mateus 5. 43 – 48, leia o texto para as crianças.
Os judeus eram e são até hoje muito fiéis às Leis de Moisés. A Lei dizia que as pessoas deveriam amar somente aqueles que eram bons (mostre o coração vermelho) e odiar aos maus.
(mostre o coração negro – Você pode fixa-los em um flanelógrafo ou segura-los) Então, Jesus disse que diante de Deus agir assim não era nenhuma vantagem porque até os que são maus fazem isso. Ele ensinou que se quisermos agradar a Deus de verdade devemos amar até aqueles que querem ser nossos inimigos (retire o coração negro do flanelógrafo), porque é assim que Deus faz.
Deus é tão bom e amoroso que faz com que amanheça o dia para bons e maus, manda a chuva para refrescar os bons e os maus.
Isso é ser perfeito, amar sem colocar condição, Deus é assim e Ele quer que
sejamos como Ele é. Amar pessoas boas e más; só consegue perdoar aqueles que
fazem o mal, as pessoas que amam como Deus.
Quantas crianças aqui querem amar como Deus? Levante sua mãozinha...
Agora, todas as crianças que levantaram as mãos, fiquem de pé e ponha as mãos no coraçãozinho, vamos falar com Deus nesse momento.
Vamos pedir a Ele que coloque em nossos corações o Seu amor perfeito?
Após a história ore e cante com as crianças o cântico da unidade e ensine o
versículo bíblico.

Trabalho Manual
Distribua entre as crianças os retalhos de cartolina e os materiais para a decoração da capa do livro. Enquanto distribui, diga a elas que farão um livro muito especial, O LIVRO DO AMOR, explique a elas como será o livro, diga que nas páginas desse livro elas colocarão gravuras que falem do amor ao próximo e que primeiro elas farão a capa. Após terminarem a capa do livro, coloque o nome de cada criança e recolha-as e ponha para secar, enquanto seca a capa do livro distribua as páginas e as figuras (as páginas do livro já devem estar grampeadas) Veja o modelo n º 2:

Cada livro deve ter quatro páginas, para isso recorte duas folhas de papel ofício
ao meio e grampeie-as. A capa do livro deve ser um pouco maior que as páginas do livro. Ao terminarem de colar as gravuras nas páginas, spere secar e então, cole a capa. Está pronto o LIVRO DO AMOR. Quando terminarem o LIVRO DO AMOR elas poderão presentear alguém com seu livrinho.
Após a oração despeça as crianças com carinho e convide-as para a próxima
reunião.

3º Tema:
AS BEM AVENTURANÇAS .
MATEUS 5. 3 – 12

VISUAL – Procure em jornais, revistas ou mesmo na internet fotos ou gravuras de duas crianças felizes (um menino e uma menina) Cole-a em um retalho de cartolina um pouco maior que a gravura para dar estaque
Você também pode usar a gravura usada neste modelo.

OBJETIVOS:
- Mostrar que Deus cuida de nós em qualquer situação por mais difícil que seja.
- Mostrar que a fidelidade à Deus nos traz recompensas.

TRABALHO MANUAL:
DESENHO DA ALEGRIA

Materiais – Folhas de papel pardo ou manilha ( com uma folha de papel manilha dá para fazer quatro cartazes do tamanho de uma folha de papel pardo), tinta para pintura à dedo, canetinhas ou giz de cera.
Receita de Tinta para Pintura à Dedo
1 xícara de sabonete em flocos (você pode ralar o sabonete)
¼ de xícara de água
Anilina comestível
Misture todos os ingredientes em uma vasilha. Bata com batedeira até a massa ficar fofinha.
Use-a como pintura a dedo

 CULTUANDO:Abertura – Oração (que pode ser por uma criança)Momento de Louvor :- Cântico que não fujam do tema
Aniversariantes

 DESPERTANDO O INTERESSE: Diga às crianças que hoje elas irão aprender mais um pouquinho sobre o Sermão do Monte. Pergunte a elas se já ouviram falar em Bem Aventuranças e se sabem o que é isso, espere as respostas e então diga que irá dar uma dica. Leia o texto de Mateus 5. 3 – 12 substituindo a palavra Bem Aventurados por Felizes (enquanto lê, mostre a figura) . E então pergunte se eles já escobriram o que quer dizer Bem Aventuranças. Dê início a história.
HISTÓRIA:
Bem Aventurança quer dizer Feliz de Verdade. Neste texto que acabei de ler, Jesus está nos ensinando que a nossa verdadeira felicidade está em ser fiel à Deus apesar das nossas limitações humanas. Deus nos ama muito.
Vocês prestaram atenção no final do texto bíblico? Devemos ficar felizes quando alguém falar mal de nós, mas isso é tão isso difícil, não é verdade? Mas prestem atenção no que Jesus disse: as pessoas também perseguiram os profetas que
existiram antes de nós... todas as pessoas que são fiéis à Deus sofrem perseguição,
mas são felizes porque Deus cuida delas. Deus é fiel. Jesus continua dizendo: " Alegrai-vos porque é grande o vosso galardão nos
céus." Sabem o que isso quer dizer? Que Deus nos dará uma grande Herança, uma grande recompensa quando chegarmos no céu. Isso não é maravilhoso? Vale a pena ser fiel. Quantas crianças aqui vão permanecer fiéis à Jesus? Levante sua mãozinha... Agora, todas as crianças que levantaram as mãos, fiquem de pé e ponha as mãos no coraçãozinho, vamos falar com Deus nesse momento. Vamos pedir à Ele que nos ajude a permanecer firme.
Após a história cante o cântico tema da unidade e recite o versículo base da unidade.

 Trabalho Manual - Divida as crianças em grupos, distribua entre elas as folhas de papel pardo ou papel manilha juntamente com o material de pintura disponível.
Explique às crianças que elas irão fazer um desenho diferente. O desenho da Alegria. Explique que cada um terá que fazer um desenho do que entende ser a alegria no cartaz, explique que elas terão que continuar o desenho que um coleguinha irá começar sem estraga-lo (Se possível dê exemplo de como fazer o desenho da alegria, peça a ajuda de uma de suas auxiliares – comece um desenho em uma folha de cartolina e sua auxiliar continuará do ponto que você parou) Ao final, elas verão como foi bom trabalhar em equipe e como o desenho da alegria ficou lindo.
Após a oração despeça as crianças com carinho e convide-as para a próxima reunião.

4º tema BEM VENTURADOS OS HUMILDES DE ESPÍRITO (MT 5,3)
VISUALFoto ou gravura de uma pessoa simpática e outra esnobe.
OBJETIVOS:
- Compreender que o orgulho é um pecado que aborrece muito à Deus.
- Despertar o desejo de serem pessoas simples e simpáticos aos outros.

TRABALHO MANUAL: PINTURA
Materiais – Giz de cera, canetinha ou lápis de cor, cópias do desenho da parábola do publicano e do farizeu.
Figura para colorir:
CULTUANDO:
Abertura – Oração (que pode ser por uma criança)Momento de Louvor:cantoAniversariantesDESPERTANDO O INTERESSE:No encontro passado nós aprendemos o que são as Bem Aventuranças, vocês se lembram? Nós aprendemos que Bem Aventurança é ser Feliz de Verdade. Hoje nós vamos aprender sobre a primeira Bem Aventurança, vamos ver qual é? (leia o texto Mat. 5.3) Monte antecipadamente o cartaz do arco-íres no imãtógrafo. Após ler o texto, coloque a primeira bem aventurança no arco-íres e na nuvem, repita-a com as crianças até que aprendam. Logo após inicie a história
mostrando as gravuras escolhidas para a visualização.

HISTÓRIA:Aponte para a figura da pessoa esnobe e pergunte: O que representa essa figura?Espere as respostas. Essa figura representa uma pessoa orgulhosa, metida, esnobe, não é verdade? E esta figura aqui, o que representa? (aponte para a figura das crianças simpáticas) Essa figura representa as pessoas humildes de espírito, humilde quer dizer pobre. Vamos ler o versículo novamente? (Mateus 5:3) - Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Jesus está dizendo aqui que as pessoas humildes de coração são felizes de verdade e elas herdam o reino dos céus. Esse texto bíblico me faz lembrar de uma história que Jesus contou.
Esta história está escrita em Lucas 18. 9–14. Vou ler para vocês (abra o texto e leia-o dando ênfase à leitura, é bom treinar em casa diante do espelho para não gaguejar) Esta história contada por Jesus fala de dois homens, um publicano (cobrador de impostos) e um fariseu ( doutor da lei). Os dois foram à igreja para orar, o publicano era um homem temente a Deus, sabia que precisava de Deus mais do que qualquer coisa, sabia que não era melhor do que ninguém e se humilhou diante de Deus pedindo o perdão de seus pecados. Já o outro homem, o fariseu, era esnobe, se sentia melhor do que todas as outras pessoas e em sua oração menosprezava o publicano. Jesus termina esta história contando que Deus estava feliz com o coração do publicano, porque ele era humilde (pobre) de espírito, Deus ouviu sua oração, perdoou seus pecados e limpou seu coração. Mas... quanto ao fariseu, ihhhh... foi embora pra casa com o coração sujo, porque estava cheio de orgulho e humilhava as pessoas, achava que estava sempre certo e que era super santo. Então crianças, o primeiro passo para sermos felizes de verdade é entregar o coração a Jesus e depois ser humilde de espírito, ser simpático às pessoas, nunca querer ser melhor do que os outros e humilhar aos amiguinhos. As pessoas soberbas aborrecem muito a Deus.
Então crianças, vamos pedir a Deus que limpe o nosso coração do orgulho?
Todas as crianças que querem ser humildes de espírito levantem as mãos. Agora, todas as crianças que levantaram as mãos, fiquem de pé e ponha as mãos no coraçãozinho, vamos falar com Deus nesse momento.
Após a história cante o cântico tema e recite o versículo base da unidade

Trabalho Manual
Distribua entre as crianças o material para a pintura juntamente com o desenho para colorir.
Após o trabalho ore com elas Depois da à oração despeça as crianças com carinho e convide-as para a próxima reunião.

Nenhum comentário:

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!