Cole sua foto aqui

Cole sua foto aqui

Fazer login

Seguidores

terça-feira, 6 de julho de 2010

Brincadeiras com bingos, jogos, sucatas em geral.

Dominó de letras:

Utilize caixas de papelão, figuras de animais e objetos retirados de revistas. Recorte as cartelas no papelão. Na metade do espaço, cole a figura de um animal e, no restante, escreva o nome de um outro bicho ou objeto. A figura desse último elemento estará colada em outra cartela. O aluno deverá fazer a correspondência entre a imagem e a palavra.

Jogo de dados:

Simples dados construídos com papelão ou cartolina podem ajudar os alunos a aprender as operações matemáticas e a treinar cálculo mental. Usando três dados, propor aos alunos que somem os números obtidos. Com dois, que pratiquem a subtração. Vá anotando na lousa os pontos de cada um. É possível também praticar a multiplicação. Se o jogador acertar a soma dos números, ele poderá ter os pontos multiplicados por dois ao acertar a conta seguinte. Ganha o aluno que fizer mais pontos. Aproveite e envolva todos os jogadores em todas as contas.

Bingo de nomes:

Nesse bingo, as cartelas podem ser feitas com papel sulfite ou papelão. Em vez dos números, elas devem conter o nome de dois alunos. Arranje um saquinho de pano para sortear as "pedras". Elas também não terão números, mas letras do alfabeto desenhadas nas formas cursiva e bastão. O professor deve sorteá-las e os alunos vão preencher as cartelas com tampas de garrafa. Vence o jogador que preencher primeiro sua cartela. Evite utilizar sementes com crianças menores de 8 anos.

Boliche de números:

Outro bom recurso para ensinar as primeiras contas de forma divertida é montar um boliche em classe. Você vai precisar de algumas garrafas plásticas de refrigerante, papel sulfite e jornal para fazer a bola. Cole em cada garrafa um número de zero a dez. Uma criança por vez deve derrubá-las com a bola e, em seguida, somar os números indicados nas garrafas. Ganha quem acertar as contas mais vezes. Outra opção para construir a bola é utilizar meias velhas de náilon e as garrafas podem ser substituídas por latas de cerveja.

Teatro de fantoches:

Para exercitar a criatividade das crianças e desenvolver a imaginação, nada melhor do que o teatro. Construa um mini-palco com uma caixa de papelão sem fundo. Enfeite com papel-espelho ou tinta. Os fantoches de dedo podem ser confeccionados em cartolina, com caixas de fósforos ou embalagens de papelão, como as de remédios. Outra opção é fazer bonecos com palitos de churrasco. Lãs podem virar cabelos, pedaços de pano viram enfeites. Depois é só inventar os personagens e improvisar histórias criadas pelas próprias crianças.

Árvore de letras:

Imagine uma árvore cheia de doces e letras. Nenhuma criança vai resistir a seus frutos e o resultado será a fixação das letras do alfabeto. A árvore pode ser improvisada a partir de um arranjo de folhas verdes. Construa as letras com isopor e pinte-as com tintas coloridas. Fixe-as na árvore com pequenos pedaços de arame. Ao escrever textos ou palavras na lousa, peça para os alunos "colherem" as letras citadas. Aqueles que acertarem levam também um doce.

Túnel:

Para passar no túnel, a criança deve sortear uma figura e encontrar, na outra caixa, o nome correspondente. Nesta brincadeira, importante para quem está começando a se acostumar com as primeiras palavras escritas, é feita a associação entre a figura e sua representação escrita.

O túnel pode ser construído com bobinas de papel usadas, conseguidas numa gráfica, revestidas com revistas velhas. Para quem não possui as bobinas, uma alternativa é usar bambolês, para a armação, e lençóis formando o túnel.

Nenhum comentário:

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!

Postagens populares

Ocorreu um erro neste gadget