Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A criação de Deus

A criação de Deus.

"Ele faz tudo o que quer"(SL 115,3)

As sagradas escrituras professam o poder de Deus. Ele é chamado "o poderoso de Jacó"(GN 49,24; Is 1,240, "O Senhor dos exércitos", Deus é poderoso "no céu e na terra"Sl 135,6), é porque os fez. Por isso, nada lhe é impossível; Ele é o Senhor do universo; mesmo assim, Ele nos adota como filhos e cuida das nossas necessidades ("Serei para vós um pai, e sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo poderoso": 2Cor 6,18)e por sua misericórdia infinita, perdoa os nossos pecados.


 

O criador.

Deus criou todas as coisas visíveis e invisíveis, a questão da origem do mundo e do homem e objeto de muitas pesquisas, cada vez mais se descobre sobre o mundo, novos planetas, novas estrelas. Essas descobertas só nos faz admirar cada vez mais a grandeza do Criador, a render-lhe graças por todas as suas obras, pela inteligência e sabedoria que dá aos estudiosos e pesquisadores. Com Salomão, Ele lhe deu um conhecimento infalível. Sem dúvida, a inteligência humana já pode encontrar uma resposta para a questão das origens, mas só é possível através da sabedoria que Deus dá aos homens; Deus em sua ternura quis revelar ao homem tudo o que é útil conhecer. É pela fé que temos a certeza que Deus é nosso criador, por meio de suas obras, por isso o mundo visível tem sua origem no mundo invisível.


 

A Criação – Obra da Santíssima Trindade

"No princípio Deus criou os céus e a terra" (Gn 1,1). Três coisas são afirmadas nessas primeiras palavras:

_ O Deus eterno pôs um começo a tudo o que existe. _ Só Ele é o criador.

_ Tudo o que existe depende Dele.

Por que Deus criou o mundo? O mundo foi criado para a glória de Deus, não para aumentar sua glória, mas para manifestar e comunicar a sua glória, pois Deus não tem outra razão para criar a não ser pelo seu amor e sua bondade. O Concílio do Vaticano explica:

Este único e verdadeiro Deus, por sua bondade e por sua virtude onipotente, não para aumentar sua felicidade nem para adquirir sua perfeição, mas para manifestar essa perfeição...criou ...ambas as criaturas do nada: a espiritual e a corporal.(337)

" Pois a glória de Deus é o homem vivo, e a vida do homem é a visão de Deus".

O fim último da criação é que Deus, "Criador do universo, tornar-se-á "tudo em todas as coisas' (1Cor 15,28), procurando ao mesmo tempo a sua glória e a nossa felicidade".


 

O mistério da criação – Deus cria por sabedoria e por amor.

Cremos que Deus criou o mundo segundo a sua sabedoria, que quis fazer as criaturas participarem de seu ser, sua sabedoria e de sua bondade, a criação está destinada e dirigida ao homem, que é a imagem de Deus. Deus não inventou o mundo e mandou cada um pro seu lado, Ele criou o mundo para que nos cuidássemos dele, não somente lhe dá o ser e a existência, mas também o sustenta a todo instante, dá-lhe o dom de agir e o conduz, aos homens Deus concede-lhes o livre arbítrio, confiando-lhe a capacidade de cuidar da terra e dominá-la. Deus concede assim que os homens sejam livres, serem bons por suas ações e orações, tornando-se colaboradores de Deus e do seu reino.

Uma vez que Deus pode criar do nada, Ele pode, pelo Espírito Santo, dar vida aos pecadores, criando neles um coração puro, e a vida do corpo aos falecidos, pela ressurreição.

Se Deus criador do mundo é bom e cuida de suas criaturas, por que então o mal existe? É o que vamos ver no próximo encontro.

Fonte: catecismo da igreja católica (268-309)


 

Nenhum comentário:

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!

Postagens populares

Ocorreu um erro neste gadget