Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de julho de 2010

A vida do apostolo paulo

Paulo, o missionário. Texto Bíblico: Atos 9.3-19

Após conhecer Jesus e aceitá-lo como Senhor e Messias, Paulo ora e jejua, pedindo orientação, em atitude de profunda dedicação a Deus. A fé salvadora e o novo nascimento a que conduz, sempre levarão o crente a buscar comunhão com seu Senhor, que ele acaba de aceitar.

 


 

 

A vida do Apóstolo Paulo de Tarso
Se chamava Saulo, nascido na cidade de Tarso que atualmente pertence à Turquia, fabricante de tendas. Depois de Jesus, é considerado a figura mais importante do cristianismo.
Era um judeu filho de uma importante e rica família. Começou a receber aos 14 anos a formação rabínica, sendo criado como fariseus, classe religiosa daquela época.

Quando se mudou para Jerusalém, para se tornar um dos principais dos sacerdotes do Templo de Salomão, deparou-se com o cristianismo. Paulo perseguiu seguidores de Jesus, sentindo-se profundamente ofendido com esta seita, que se chamava cristã, começou a persegui-la, culminando com a morte de Estêvão, diácono grego e grande pregador cristão, que foi o primeiro mártir do cristianismo. Foi em Jerusalém que Paulo participou no apedrejamento de Estêvão, um dos seguidores de Jesus.

Dois anos após a crucificação de Jesus, Saulo viajou para Damasco atrás dos cristãos, principalmente de um, que se chamava Barnabé.

Na entrada desta cidade, teve uma visão de Jesus, que em espírito lhe perguntava: "Saulo, Saulo, por que me persegues?". Ficou cego imediatamente. Foi então levado para a cidade. Depois de três dias, um discípulo de Jesus, chamado Ananias, foi incumbido de curá-lo. Após voltar a enxergar, foi batizado e converteu-se ao cristianismo, mudando o seu nome para Paulo.
Paulo, a partir de então, se tornaria o "Apóstolo dos Gentios", ou seja, aquele enviado para disseminar o Evangelho para o povo não judeu.
Foi a Jerusalém, levado por Barnabé, para se encontrar com ao díscipulos Pedro e Tiago, tão. Após muitos anos de atividade missionária, com três grandes viagens apostólicas descritas na Bíblia , fundou diversas comunidades, foi preso em Jerusalém , foi levado para Roma para ser julgado lá, Na viagem para Roma o navio em que seguia naufragou, tendo ido parar à ilha de Malta. Esteve numa gruta, onde hoje se situa a Igreja de São Paulo em Rabat. Durante os três meses que ali terá passado, São Paulo foi mordido por uma serpente e saído ileso. Um episódio que levou os habitantes locais a vê-lo como um Deus. Mais tarde, curou o pai do governador da ilha antes de partir. Quando finalmente chegou a Roma teria sido julgado e, após cerca de dois anos encarcerado, foi libertado.

Paulo escreveu várias epístolas para as comunidades que visitara, pregando e ensinando as máximas cristãs, cartas, atribuídas a Paulo:

No calabouço, reuniu suas forças restantes e escreveu a carta ao estimado discípulo Timóteo (a Segunda Epístola a Timóteo), a quem cuidava como um filho.

foi agendada a realização da Segunda Sessão do Tribunal. Paulo não tem ilusões, sabe que esta Sessão terminará com sua entrada no reino dos Céus: "Combati o bom combate, concluí a minha carreira, guardei a fé. De resto, me está reservada a coroa da justiça, que o SENHOR, justo juiz, me dará naquele dia" (2 Tim 4,7-8).

O segundo Interrogatório terminou com a sentença de morte.

Certa manhã, o velho Apóstolo foi levado por um grupo passaram pelo terreno aonde hoje se encontra a Basílica de São Paulo com o seu túmulo, até o local onde ele foi executado.. Uma lenda romana conta que no momento da execução, se aproximou do Apóstolo uma cega, chamada Petronila, que lhe ofereceu um véu para vendar-lhe os olhos. (Numa antiga porta de bronze da Basílica de São Pedro, no Vaticano, observa-se um relevo que mostra São Paulo devolvendo à cega Petronila o véu que ela lhe havia oferecido. Quando a jovem colocou o véu sobre os seus olhos, recobrou milagrosamente a visão. ) No local da execução, a cabeça do Apóstolo tombou decepada por um vigoroso golpe de


 

espada. Os lábios de Paulo de Tarso que só pronunciaram palavras ungidas por CRISTO, se fecharam para sempre.

De acordo com a opinião mais comum, Paulo sofreu o martírio no mesmo dia e no mesmo ano que o Apóstolo Pedro, em locais diferentes.

A conversão de Paulo de Tarso é comemorada no dia 25 de Janeiro e sua festa, é celebrada pela Igreja, no dia 29 de Junho, junto com a Festa de São Pedro Apóstolo.


 


 

Fariseu:
é o nome dado a um grupo de judeus devotos à Torá. Tinham normas de pureza sacerdotal, uma lista legalista de regras e rituais.


 

Saduceu:
Eles tinham a tendência de ser ricos e de ocupar cargos poderosos. Em oposição aos fariseus,

não acreditavam na vida após a morte , eram mais

preocupados com a política do que com a religião.


 


 

Tanto os fariseus quanto os saduceus foram muito censurados por Jesus. Talvez a melhor lição que podemos aprender com os fariseus e saduceus é a de não ser como eles. Ao contrário dos saduceus, devemos acreditar em tudo o que a Bíblia diz, incluindo no supernatural e em vida após a morte. Ao contrário dos fariseus, não devemos tratar tradições como tendo igual autoridade com a Escritura, e não devemos permitir que o nosso relacionamento com Deus seja reduzido a uma lista legalista de regras e rituais.


 

Nenhum comentário:

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!

Postagens populares