Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dinâmicas biblicas

DINÂMICAS BÍBLICAS - UTILIZANDO VERSÍCULOS


 

 
 

*  Localizar versículos que tenham a palavra "amor" ou "amar"

(exemplo: 1 Jo 3.1, 2.5, 4.7)

 *  Escolher 1 história bíblica para representar.

 
 

*  Localização rápida de versículos – quem acha mais rápido?

 
 

*  Escolher 1 passagem ou versículo bíblico e explicá-lo.

 
 


 
 

  Achar 1 versículo bíblico:

 
 

* Para consolar 1 pessoa que está triste (Rm 8.28, Sl 91.1, etc.)

* Para evangelizar 1 pessoa (1 Jo 1.9, Jo 14.6, etc.)

* De louvor a Deus (Sl 107.1, Ap 7.12, etc.)

* Que fala da criação do mundo (Gn 1.1, At 17.24, etc.)

* De conselho sobre algum assunto (Cl 2.8, 1 Ts 5.18, etc.)

* Que contenha 1 promessa de Deus (Mt 21.22, Sl 34.18, etc.)

* Pequeno (de poucas palavras) - (Jo 11.35, Jó 3.2, Ex 20.13, etc.)

* Liste 7 versículos que começam com a letra "o".

 
 


 


 

 
 

Localizar:

 
 

   a) O 18º livro da Bíblia (Jó)

   b) O único livro que começa com "Z" (Zacarias)

   c) 2 livros que começam com "H" (Habacuque e Hebreus)

   d) 2 livros que começam com "G" (Gênesis e Gálatas)

   e) 2 livros que são o nome de um povo (Hebreus e Romanos)

   f) Livro cujo título é triste (Lamentações)

   g) Livro cujo título tem somente 2 letras (Jó)

 
 


 

 
 

 * Bate-Rebate Bíblico: jogo em duplas, onde a primeira pessoa lê um versículo para a outra, em voz alta. Esta procura um versículo que comece com a última letra do versículo que ouviu. E assim, sucessivamente, alterando-se a leitura dos versículos. Exemplo: Ex 15.3, 15.7, 15.9 etc. (tradução Almeida Corrigida e Revisada).


 

 
 

 *  Objetos Bíblicos: procurar versículos bíblicos que mencionam objetos que estejam na sala (vaso, livro, janela, porta, etc.). Ganha o grupo que localizar mais versículos. Exemplos: Ex 16.33, Pv 26.23, 2 Co 4.7, Sl 128.3, Jo 2.15, etc.

 
 


 


 

* Perguntas bíblicas - coloque perguntas sobre a lição dada em papéis dobrados, dentro de uma sacola. Coloca-se uma música e o sacola vai passando de mão em mão. Subitamente, o coordenador pára a música. Quem estiver com a sacola tira uma pergunta e responde-a.


 

 
 


 

* Criatividade: mostrar figuras e perguntar como se relacionam ao ensino bíblico. Exemplo: figura de criança (das crianças é o Reino de Deus), uma cena de destruição (o pecado destrói nosso relacionamento com Deus), 2 amigos (o Espírito Santo é nosso Consolador), homem ou mulher (nosso Corpo, templo do Espírito), etc.

 
 

Memorizar Versículos

Jogo do Eco
O Professor diz o versículo; a turma toda ecoa.
O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis, os meninos, as meninas, cabelos castanhos - assim ao dizer o versículo, somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.


 

Com Bola
Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o versículo também).


 

Esconde-esconde
Escreva cada palavra do versículo em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.


 

Com fantoches
Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.


 

Seu mestre mandou...
Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..


 

Casas numeradas
Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.


 

Apague uma palavra
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo.
Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.

Variação - apagar letras
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece. Pode ser mais fácil para crianças pequenas, que embora ainda não estejam alfabetizadas, já reconhecem algumas letras soltas.


 

Fonte: http://www.programamomentoscomjesus.com/Dinamicas/dinamicas_biblicas.htm

Nenhum comentário:

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!

Postagens populares

Ocorreu um erro neste gadget