Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dinâmicas O Fruto do Espírito Santo


O corpo
Assim como o corpo humano, o Corpo de Cristo também é um organismo estruturado. Todos os dons e talentos devem estar no lugar correto. Caso não estejam, o fruto da carne começara a se manifestar, tal qual as doenças atacam o corpo humano quando há um problema em sua estrutura física.
Objetivo: Estimular a análise sobre o fruto do espírito e os aspectos essenciais ao crescimento do Corpo de Cristo.
Material: barbante (cordão) e um desenho do corpo humano recortado em partes assim divididas: cabeça; braços e mãos; tronco; coração; pernas e pés. A quantidade dos desenhos vai depender do número de alunos.
Procedimento: Organize a turma em duplas e distribua as partes do corpo humano para cada dupla. Em seguida, informe à turma a função que cada parte do corpo representa:
Cabeça: pensa, decida e planeja. É o lugar onde nascem as ideias que são expostas através da fala.
Braços e mãos: nossas ações práticas. Mãos que recebem ajuda de outras.
Tronco: é a parte que une o corpo. Sem tronco, não há conexão entre os segmentos.
Coração: decisões emocionais, amor ou desamor, que faz a pessoa gostar ou não.
Pernas e pés: o que nos impulsiona para frente, nos proporciona seguir novos caminhos, encarar de perto novos desafios
Após a explicação das funções do corpo, indique a leitura de Gálatas 5.19-22 e peça que cada dupla escreva no recorte recebido como o fruto do Espírito e o fruto da carne tem influenciado sua maneira de ver, julgar e agir com aquela parte do corpo, incluindo o benefício ou malefício para a vida de santificação da dupla. As anotações referentes ao fruto do Espírito deverão ser feitas na frente do recorte, e as referentes ao fruto da carne, na parte de trás. No recorte dos braços e das mãos, por exemplo, pode-se escrever à frente: com a bondade sirvo ao próximo e a Deus; e pode-se escrever atrás: com a impureza poderei entrar no céu.
Depois que todos tiverem escrito, monte o corpo humano, emendando as partes de todas as duplas com barbante. Assim, ficará expresso à frente como as funções sociais e o fruto do Espírito beneficiam a pessoa. No lado de trás ficará expresso como o fruto da carne impede a pessoa de ser feliz e de servir ao próximo.

Nenhum comentário:

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!

Postagens populares

Ocorreu um erro neste gadget