Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dinâmicas O Fruto do Espírito Santo


O corpo
Assim como o corpo humano, o Corpo de Cristo também é um organismo estruturado. Todos os dons e talentos devem estar no lugar correto. Caso não estejam, o fruto da carne começara a se manifestar, tal qual as doenças atacam o corpo humano quando há um problema em sua estrutura física.
Objetivo: Estimular a análise sobre o fruto do espírito e os aspectos essenciais ao crescimento do Corpo de Cristo.
Material: barbante (cordão) e um desenho do corpo humano recortado em partes assim divididas: cabeça; braços e mãos; tronco; coração; pernas e pés. A quantidade dos desenhos vai depender do número de alunos.
Procedimento: Organize a turma em duplas e distribua as partes do corpo humano para cada dupla. Em seguida, informe à turma a função que cada parte do corpo representa:
Cabeça: pensa, decida e planeja. É o lugar onde nascem as ideias que são expostas através da fala.
Braços e mãos: nossas ações práticas. Mãos que recebem ajuda de outras.
Tronco: é a parte que une o corpo. Sem tronco, não há conexão entre os segmentos.
Coração: decisões emocionais, amor ou desamor, que faz a pessoa gostar ou não.
Pernas e pés: o que nos impulsiona para frente, nos proporciona seguir novos caminhos, encarar de perto novos desafios
Após a explicação das funções do corpo, indique a leitura de Gálatas 5.19-22 e peça que cada dupla escreva no recorte recebido como o fruto do Espírito e o fruto da carne tem influenciado sua maneira de ver, julgar e agir com aquela parte do corpo, incluindo o benefício ou malefício para a vida de santificação da dupla. As anotações referentes ao fruto do Espírito deverão ser feitas na frente do recorte, e as referentes ao fruto da carne, na parte de trás. No recorte dos braços e das mãos, por exemplo, pode-se escrever à frente: com a bondade sirvo ao próximo e a Deus; e pode-se escrever atrás: com a impureza poderei entrar no céu.
Depois que todos tiverem escrito, monte o corpo humano, emendando as partes de todas as duplas com barbante. Assim, ficará expresso à frente como as funções sociais e o fruto do Espírito beneficiam a pessoa. No lado de trás ficará expresso como o fruto da carne impede a pessoa de ser feliz e de servir ao próximo.

Nenhum comentário:

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!

Postagens populares