Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Planejamento da historia biblica de Ester

Ester a rainha que salvou seu povo


 

Texto bíblico: Ester 2.1-18; 4.7-16


 

Objetivo: fazer a criança perceber que

"Deus vem em socorro de seu povo."


 

Versículo: ( salmos 39,5) "Feliz o homem que põe sua esperança no Senhor..."


 


Introdução:

Você está consciente de que seus recursos, experiências passadas e contatos pessoais poderiam ser usados para os propósitos de Deus? Nada a seu respeito é uma coincidência — na verdade, tudo sobre você é vitalmente útil para a realização da obra de Deus. Separe tempo esta semana para relacionar as vantagens em potencial que você tem para ainda serem usadas no serviço de Deus.


 

"O que os outros vêem como coincidência, a fé conhece como providência."


 

Quem foi Ester?


 

A beleza e o caráter de Ester conquistaram o coração de Assuero (ou Xerxes), e assim o rei fez de Ester sua rainha. Mesmo em sua posição tão favorecida, ela arriscou a própria vida, entrando à presença do rei sem ser chamada. Não havia sequer a garantia de que o rei a receberia. Embora fosse a rainha, não estava completamente segura. Mas, com cautela e coragem, Ester decidiu arriscar sua vida, abordando o rei a favor do seu povo.


 

Ela elaborou os seus planos cuidadosamente. Pediu aos judeus que jejuassem e orassem com ela antes de entrar à presença do rei. Então, no dia escolhido, Ester foi à presença de Assuero, e este lhe pediu que se aproximasse e falasse. Porém, em vez de expressar seu pedido de forma direta, Ester convidou o rei e Hamã para um banquete. Assuero era suficientemente sagaz para perceber que a rainha tinha algo em mente; no entanto, ela transmitiu a importância da questão, insistindo em um segundo banquete.


 

Neste ínterim, Deus estava trabalhando "nos bastidores". O Senhor fez com que o rei lesse os registros históricos do reino, à noite, e descobrisse que Mardoqueu certa vez salvou a sua vida. Assuero não perdeu tempo para honrar Mardoqueu por tal ato. Durante o segundo banquete, Ester revelou ao rei a conspiração de Hamã contra os judeus, e este foi sentenciado. Existe uma rigorosa justiça na morte de Hamã na forca que ele mesmo havia construído para Mardoqueu, e parece muito adequado o dia em que os judeus deveriam ser assassinados tenha se tornado o dia da morte de seus inimigos. O risco que Ester correu confirmou que Deus era a fonte de sua segurança.


 

Quanto de sua segurança reside em suas posses, posição ou reputação? Deus não pôs você nesta posição apenas para seu próprio benefício: Ele o fez para que você o sirva. Como no caso de Ester, isto pode envolver o risco de sua segurança. Você está disposto a permitir que Deus seja a sua maior segurança?


 

Boa Idéia

Assim como Ester participou de um concurso para se tornar rainha, realize com as crianças um concurso de desenhos. Elas devem escolher a história que mais gostaram no trimestre e ilustrar do modo que quiserem. Depois, você deve expor os desenhos no mural, para que elas mesmas escolham o melhor desenho. Elogie a todos e premie o vencedor.


 


 

Nenhum comentário:

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!