Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2011

2º encontro para catequese 2011



2º encontro 2011
Tema:Os companheiros de Jesus"
Texto:  At 2,42-47
Salmo: 22
“De agora em diante serás
pescadores de homens”

1.     Músicas:
*A Alegria.
* Hoje é tempo de louvar a Deus.
*Espírito Enche.
*Seja Bem vindos (Receber os novatos se houver.)
2.    Momento inicial:
 Oração:  → Vinde Espírito santo, Pai-Nosso...
3.     História dos discípulos:
 “Então Jesus escolheu doze homens” 
    Salmo :22
JESUS CHAMA SEUS COLABORADORES (Mt 4,18-25)
 

 Jesus vem provar para nós que era um homem de verdade, porque não trabalhou sozinho, mas quis cercar-se de pessoas que o ajudassem.
Chamou Levi, um publicano cobrador de impostos, que mudou de vida e passou a se chamar Mateus.
Chamou Pedro, pescador rude e meio cabeça-dura, para segui-lo e depois o nomeou chefe de sua igreja.Chamou também André irmão de Pedro, Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu, que também eram pescadores. Filipe, Bartolomeu, Tomé, o outro Tiago filho de Alfeu, Judas Tadeu, Simão Zelador e Judas Iscariotes (Mc1, 14-20 Mc2,13-14 e Mc3 13-18 )
Com estes doze homens que eram os doze apóstolos, Jesus iniciou a Igreja Cristã. Ele convivia com estes homens ,ensinava- lhes mais profundamente
as verdades eternas e preparava estes homens para continuarem a fundação do Reino de Deus neste mundo, após sua morte . E estes homens deixaram tudo para seguir a Jesus por toda a parte, aprendendo e ajudando.
Depois que Jesus foi para o Pai, estes homens foram pelo mundo afora, ensinar o que Jesus ensinou, fundar a igreja de Jesus. E foram sem medo, porque o próprio Jesus pediu que fossem pelo mundo anunciar a boa nova, pois ficaria com eles até o fim.
Como vemos, Jesus não quis cumprir a missão sozinho, Ele quis dividi-la conosco, através dos apóstolos. Hoje, nós somos os apóstolos de Jesus neste mundo. Jesus nos ensina a conhecer a Deus e levar Deus aos outros. É o próprio Jesus quem nos diz : -" Vão pelo mundo afora , levar o Evangelho aos povos batizando-os e ensinando-lhes o amor."
Jesus está contando conosco para continuar sua missão neste mundo. Existem os padres , os bispos e o nosso Papa. Mas eles são poucos e os homens são muitos .Por isso , cada um de nós deve ser um novo apóstolo de Jesus nesta terra , espalhando aqui o Reino de Deus que é o amor, a justiça , a paz e a alegria entre todas as criaturas.
    Atividades 


Para sementinha: 


Brincadeira:
Jogo da memória



 6 Chamadinha: 

explicar ( a cada três mêses fazer a contagem; prêmio para pó 1º lugar)
Talentos: dinheirinho que é dado a quem participa de ações fora dos encontro de catequese, tipo missas, ensaios etc... no final de três meses é feito uma feirinha, onde eles trazem os talentos
7.     Proclamação da leitura:
At 2,42-47

8.     Dinâmica:

Objetivo: Treinar a memorização e atenção.
Procedimento:
Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver.
O organizador da dinâmica deve ter em mãos uma caixa com os nomes dos discípulos  escolha um catequisando paracomeçar que deve começar sorteando o nome de um discípulo na caixa. Em seguida deve falar o nome e passar  pessoa ao seu lado que deverá repetir o o nome que  foi falado e acrescentar o nome de um outro discípulo sempre, repetindo tudo o que já foi dito. (Ex:  João...   João, Pedro...    João, Pedro, Matheus...), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem pagando assim uma prenda a escolha do grupo. Quando a pessoa erra, Começa-se de novo com o próximo do grupo, para que assim todos tenham oportunidade de falar.
É engraçada... e bem divertido, aproveitem.
Eu mesma que criei essa Dinâmica, espero que gostem!
Bjs. Tia Lú.

9.    Atividade para fazer em casa com os pais:
 ficha quem sou eu.

10.                     recados:
Bilhete para os pais, informando dias e horários:
Missa, adoração, ensaios, etc...
11.                     oração final:
Oração da CF
Oração de São Francisco de Assis
Agradecimento a Deus, pedidos de orações por alguém, anjo da guarda...

Um comentário:

Catequese Kids disse...

Oii Luciane! Gostei muito do seu encontro e das atividades, principalmente do jogo da memória. Vou utilizá-lo com os nossos catequizandos.
Obrigada.
Beijo,
Layse

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!

Postagens populares

Ocorreu um erro neste gadget