Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

planejamento josé do Egito


LIÇÃO - JOSÉ DO EGITO
Versículo para decorar:
“E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.” Rm 8:28.
Texto: Gênesis 37 a 45
Músicas: Enviai teu Santo Espírito/Eliana,
1-Oração inicial ...   pelo sinal.... , vinde Espírito Santo...
2- Objetivos da lição: Ensinar às crianças que Deus sempre está conosco, não importa os problemas que passamos, devemos confiar que ele sempre cuidará de nós.
Não se esqueça de orar com as crianças no início e no final do culto
3- Introdução: você já teve um sonho especial? Como foi?
Este momento é muito importante para o desenvolvimento do pensamento religioso da criança, aproveite para conversar com eles.
4- História: Gênesis 37 a 45
José, era o filho mais novo de Jacó, era o seu preferido, porque ele havia nascido quando Jacó já estava velho. Os outros filhos sabiam disso, por isso tinham muita raiva dele. José tinha muitos sonhos, e certa vez, ele sonhou que todas as pessoas de sua família eram feixes de trigo num campo. Seu feixe estava de pé, reto e alto. Todos os outros feixes se inclinavam para o seu. Num outro sonho, José olhava para o céu. Sua família era o sol, a lua e as estrelas. E todos se inclinavam na frente dele. Ele contou para sua família, mas isso só fez crescer o ódio dos seus irmãos por ele. Um dia Jacó enviou José ao campo para receber notícias dos irmãos. Quando José chegou, os irmãos decidiram livrar-se dele. Jogaram-no dentro de um poço. Um tempo depois, passou por lá uma caravana de mercadores que iam para o Egito. Seus irmãos, então, decidiram vender José aos mercadores. Em seguida, mataram um bode e molharam a roupa de José, uma túnica que seu pai havia lhe dado, no sangue do animal. Levaram a túnica ao seu pai. Quando Jacó viu a túnica, pensou que um animal selvagem havia devorado José. Ele chorou muito a perda de seu filho. No Egito, os mercadores venderam José a Potifar, oficial do faraó. E José se tornou mordomo na casa de Potifar. A mulher de Potifar achava José muito bonito, e queria que Ele se deitasse com ela. Como José recusou, ela acabou inventando uma mentira, fazendo com que ele fosse mandado para a prisão. Na prisão, o copeiro e o padeiro do rei tiveram sonhos. Estes sonhos foram sabiamente interpretados por José. Isso também chegou aos ouvidos do faraó, que pediu para chamar José, pois tinha tido um sonho que não conseguia interpretar. O faraó havia sonhado com sete vacas gordas e sete vacas magras, estas devoravam as gordas. E também com sete espigas secas e feias que devoravam sete espigas cheias. Deus revelou a José o significado: sete vacas gordas e sete espigas cheias significavam sete anos de fartura e sete vacas magras e sete espigas secas significavam sete anos de seca. Assim, faraó fez de José o vice-rei do Egito. Durante os anos de fartura, José construiu muitos celeiros e guardou muito alimento. Nos anos da seca os celeiros foram abertos para os egípcios. Em Israel, a antiga terra de José também houve seca. Os seus irmãos foram até o Egito para buscarem alimento. Os irmãos não reconheceram José. José, porém, os reconheceu. Na segunda viagem dos irmãos de José ao Egito, José identificou-se. Todos ficaram comovidos. Os irmãos pediram perdão a José e trouxeram Jacó para rever o filho que julgava morto. Jacó alegrou-se muito ao encontrar José. E toda a sua família foi morar no Egito com José. Deus abençoou tremendamente a vida de José!
5- Para reforçar:
a) Apresente o versículo na Bíblia, incentive as crianças a grifarem na Bíblia o que estão decorando.
b) Crie gestos com as crianças
c) Verifique se decoraram, e relembre os versículos anteriores:
 “Amarás o Senhor, teu Deus de todo o teu coração” Mateus 22:37/
6- Dinâmica - Material: Duas caixas enfeitadas, papéis com perguntas e música.
Preparo: Selecionar perguntas sobre a lição escrevê-las e colocá-las dentro das caixas. Dividir a turma em duas fileiras. Desenvolvimento: Ao som de uma música o primeiro da fila passa a caixa para o detrás e sucessivamente. O último da fila corre, coloca-se na frente, tira uma pergunta, lê e responde e entrega a caixa ao que está atrás dele que continuará passando. Ganhará a equipe que tiver o maior número de acertos.
ADAPTADO http://ministerioinfantilepi.blogspot.com/2011/03/jose-no-egito-01-objetivo-ensinar-as.html
7– Atividades
8–  Atividades para casa
9– Oração Final



Um comentário:

manoel xavier disse...

Achei esta proposta de encontro sensacional, principalmente a dinâmica no final. Tenha certeza que logo usarei com meus catequizandos. Fique com Deus!

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!

Postagens populares