Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 16 de outubro de 2011

Samuel e Ana planejamento infantil



Catequese Infantil São José Operário
APRENDENDO COM SAMUEL E SUA FAMÍLIA

Texto (1° Samuel 1.1-8)
Versículo :"(...) portanto, não fiquem tristes. A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes.." Neemias 8.10

Objetivos da lição : Aprender que a família unida, deve procurar estar sempre na Casa de Deus para aprender mais do Senhor.
INTRODUÇÃO
Será que alguém aqui, algum dia, viu um parente seu ficar muito triste, a ponto de chorar? Por quê?
Na lição bíblica de hoje vamos conhecer a história de uma mulher, que por causa de um problema vivia tão triste, que ela chorava muito e parou até de comer.
DESENVOLVIMENTO
Havia um homem de Deus, chamado Elcana, era casado com duas mulheres ( o que podia antigamente)Fenena e Ana. Fenena tinha dois filhos de Elcana, porém a senhora Ana não era completamente feliz. Uma enorme tristeza reinava no coração de Ana, pois ela não podia ter filhos.
Todos os anos Elcana saía da sua cidade e subia a outra cidade chamada Siló, para adorar e oferecer sacrifícios ao SENHOR Todo-Poderoso. Cada vez que Elcana oferecia o seu sacrifício, ele dava porções as suas duas mulheres, porém, para Ana ele dava duas vezes mais. Elcana a amava muito, embora o SENHOR não permitisse que ela tivesse filhos. Fenena, que zombava de Ana, por ela não poder ter filhos. E por causa daquelas provocações de Fenena, Ana ficava só chorando e não comia nada.
Um dia o seu marido Elcana lhe perguntou:
— Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está sempre triste? Por acaso, eu não sou melhor para você do que dez filhos?
Ana amava muito o seu marido, porém a sua tristeza era porque queria muito ter um filhinho.

Pausa para Reflexão e perguntas
Deus não fica nem um pouco feliz quando nos vê tristes. O Senhor se importa muito conosco e não quer nos ver sofrer, ou chorar por nenhum problema. Todas as vezes que o diabo quiser colocar uma tristeza dentro do seu coração, comece a se lembrar de todas as coisas boas que Deus já fez na sua vida. E buscando a Deus creia, acredite que o problema que te entristece vai passar e a vitória o Senhor vai mandar.
Vejam o que a Bíblia diz no livro
"(...) portanto, não fiquem tristes. A alegria que o SENHOR dá fará com que vocês fiquem fortes." Neemias 8.10:

2ª parte: 
NA CASA DE DEUS A FAMÍLIA ORA

Texto (1° Samuel 1.9-18)
Versículo :"... Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: "A minha casa será chamada de 'Casa de Oração' para todos os povos..."Marcos 11.17
Objetivos da lição : Aprender que a igreja é lugar da família buscar a Deus.
INTRODUÇÃO
Quem se lembra da história da senhora que não podia ter filhos? Qual era o nome dela mesmo?
Isso mesmo! Ela se chamava Ana.
Como Ana se sentia vendo as outras mulheres com seus bebês, e ela não?

DESENVOLVIMENTO
Ana, que era esposa, do senhor Elcana, chorava muito e não comia porque se sentia muito triste por não poder ter filhos. Elcana amava muito a Ana, e fazia de tudo para vê-la feliz.Na hora da refeição, Elcana colocava bastante comida no prato de Ana; era o seu modo de mostrar-lhe o quanto a amava.
Mas Ana estava tão triste por não ter filhos, que perdia até o apetite e não conseguia comer.
Naquela época, não havia igrejas, como temos hoje. Para Ana e Elcana adorarem a Deus, tinham que ir numa outra cidade, chamada Silo. Eles não podiam ir sempre à Casa de Deus como a gente vai.
Um dia, lá mesmo em Silo, após a refeição, o sacerdote Eli estava sentado na sua cadeira, perto de uma das colunas da Casa de Deus, quando percebeu uma mulher que agia de forma estranha. Parecia que ela falava sozinha.
Era Ana que se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus com fé. E fez esta promessa:
— Ó SENHOR Todo-Poderoso, olha para mim, tua serva! Vê a minha aflição e lembra de mim! Não esqueças a tua serva! Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a vida e que nunca ele cortará o cabelo.
A promessa que Ana fez a Deus foi muito séria. Se ela ganhasse o filho tão desejado, ele seria oferecido para trabalhar para o Senhor por todos os dias de sua vida. Ana continuou orando ao SENHOR durante tanto tempo, que Eli achou estranho e começou a prestar atenção nela.
Ele percebeu que os lábios dela se mexiam, porém não saía nenhum som. Ana estava tão triste, que ficou orando em silêncio. Ela estava orando baixinho, mas a sua alma estava gritando de aflição.
Assim, Ana voltou para sua casa. E sabem de uma coisa? O seu coração já não estava mais triste! Estava alegre, e ela até comeu alguma coisa.
Ana confiou em Deus, ela sabia que o Senhor tinha
escutado sua oração.
Na manhã seguinte, Elcana e sua família se levantaram cedo, adoraram a Deus e voltaram para casa, em Ramá.
 CONCLUSÃO
Ana fez o que Deus quer que você faça: foi à Casa de Deus conversar com Ele sobre aquilo que a estava entristecendo. Deus quer que você venha à igreja e lhe conte as coisas que estão chateando você e o deixando triste.
Mas será que Deus só nos escuta se viermos orar na igreja?
Não, Deus nos ouve em qualquer lugar, mas Ele fica contente se vimos à Sua casa conversar com Ele quando temos algum problema. Se sua mãe morasse longe de vc e vc tivesse com saudades dela qual é melhor ela vir até você ou falar c vc pelo telefone? Pois é, Deus houve sua oração de qualquer lugar mas Ele fiará muito feliz se vc for vizitá-lo na sua casa.


3ª parte:
DEUS RESPONDE A ORAÇÃO

Texto (1° Samuel 1.19-23)
Objetivos da lição : Saber que Deus responde a oração que é feita com sinceridade e fé
INTRODUÇÃO
Nós aprendemos que Ana orou a Deus fazendo um pedido e uma promessa muito especiais.
Ana pediu que o Senhor desse a ela um filho e prometeu que o devolveria para trabalhar para o Senhr por todos os dias de sua vida.
Mas, será que Deus realmente ouviu a oração de Ana? É isso que nós vamos saber agora.

DESENVOLVIMENTO
O tempo passou.... E o SENHOR respondeu à oração de Ana! Ana percebeu que seu corpo estava diferente, sua barriga começou a crescer. Ana estava grávida!!!
Que alegria! Ana finalmente seria mamãe e Elcana seria papai! A alegria de ter sua oração respondida pelo Senhor tomou conta da casa de Ana e Elcana, eles começaram a fazer os preparativos para a chegada do bebê.
Mas espera aí. Será que é um menino, ou uma menina. O que Ana pediu mesmo? Ela pediu um menino. Será que até isso Deus vai fazer, mandar um menininho para aquela família?
Chegou a hora do bebê de Ana nascer, e agora...
Ana deu à luz um filho Deus faz tudo muito perfeito. Aleluia!!!
Ela pôs nele o nome de Samuel e explicou:
— Eu pedi esse filho a Deus, o SENHOR.
Elcana e a sua família foram a Siló para adorar e entregar suas ofertas ao SENHOR. A oferta, que era dada todo ano e uma oferta especial que ele havia prometido.
Ana, porém, não foi, pois Samuel ainda era muito pequenininho.
Ela disse ao marido:
— Assim que Samuel parar de mamar eu o levarei ao santuário de Deus, o SENHOR, para que ele fique lá toda a sua vida.
Elcana respondeu:
— Tudo bem. Fique em casa até que ele pare de mamar. E o SENHOR faça com que, de fato, se cumpra a promessa que você fez.
Então Ana ficou em casa e amamentou o filho.
CONCLUSÃO
Deus sempre ouve as nossas orações, quando as fazemos com fé, acreditando que aquilo que pedimos, ou determinamos irá acontecer.
O Senhor pode todas as coisas. Para Ele não há nada impossível. Ele tem prazer em ouvir a oração das pessoas que confiam nEle sem duvidar.
Quantas vezes não tivemos um problema tão difícil e depois que oramos o Senhor nos ajudou? (Pergunte quem já fez um pedido em oração a Deus e recebeu resposta.)
É muito bom confiar em Deus, mas nós não podemos deixar de fazer a nossa parte, que é crer e agradecer por tudo o que Ele já tem feito em nossas vidas.
Todas as nossas orações devem ser feitas com fé, acreditando naquilo que a Palavra de Deus nos promete.
Depois que oramos com fé, não precisamos mais continuar preocupados, podemos sorrir aliviados, tendo a certeza de que o Senhor já ouviu a nossa oração.




4ª parte:
OS FILHOS SÃO DO SENHOR!


Texto (1° Samuel 1.24-28)
Versículo "Os filhos são um presente do Senhor; eles são uma verdadeira bênção." Salmo 127.3
Objetivos da lição : Ensinar que os pais devem buscar a sabedoria de Deus para educar seus filhos e ensiná-los a escolher o que é bom e certo através da Palavra de Deus.
INTRODUÇÃO
Os meses e anos se passaram...
Ana cuidava do pequeno Samuel com muito amor e carinho, mas ela não se esqueceu da promessa que havia feito ao Senhor.
Qual foi a promessa que Ana fez a Deus, se Ele lhe desse um filho?
Ela o devolveria por toda vida ao Senhor para que ele trabalhasse para Deus.

DESENVOLVIMENTO
Quando o bebê Samuel cresceu, aprendeu a andar, a falar e a comer com suas próprias mãozinhas, a mamãe Ana o levou à Casa de Deus em Silo e ali o apresentaram ao Senhor.
Ela fez assim como hoje os pais devem fazer quando seus filhos nascem: eles devem trazer o bebê a igreja para apresentá-lo à Deus e a comunidade em agradecimento. Para agradecer a Deus levou como oferta: um touro de três anos, dez quilos de farinha e um odre cheio de vinho.
Samuel era muito novo quando a sua mãe o levou à casa do SENHOR, em Siló.
Os pais de Samuel ofereceram o touro em sacrifício e levaram o menino para Eli.
Ana disse:
— Meu senhor, juro pela sua vida que sou aquela mulher que o senhor viu aqui de pé, orando. Eu pedi esta criança a Deus, o SENHOR, e ele me deu o que pedi. Por isso agora eu estou dedicando este menino ao SENHOR. Enquanto ele viver, pertencerá ao SENHOR.
Então eles adoraram a Deus ali. E Samuel ficou trabalhando como ajudante do sacerdote Eli lá na Casa de Deus. Agora, Samuel era um dos trabalhadores da Casa de Deus. Enquanto ele fosse pequeno, o sacerdote Eli cuidaria dele e o ensinaria a servir a Deus.
CONCLUSÃO
Não deve ter sido fácil para Ana deixar seu filho morando na Casa de Deus, mas ela sabia que ele seria bem cuidado e que estaria trabalhando para Deus.




5ª parte:
UM LOUVOR DE AGRADECIMENTO

Texto (1° Samuel 2.1-11)
Versículo "Então Ana orou assim: O Senhor Deus encheu o meu coração de alegria;
Objetivos da lição : Aprender que devemos sempre agradecer, louvar o nome do Senhor pelas bênçãos que Ele nos concede.

INTRODUÇÃO
Ana ficou muito feliz porque Deus ouviu a sua oração e lhe Samuel. Por isso, ela fez uma linda oração de agradecimento ao Senhor.

DESENVOLVIMENTO

Ana orou assim:

1.
Ana orou e disse: “Meu coração exulta no SENHOR, graças ao SENHOR se levanta minha força. Minha boca desafia meus adversários, porque me alegro em tua salvação.
2.
Ninguém é santo como o SENHOR, outro além de ti não há, não há rocha firme como nosso Deus.
3.
Não multipliqueis palavras orgulhosas, nem saia insolência de vossas bocas! Pois o SENHOR é um Deus que sabe, é ele quem pesa as nossas ações.
4.
O arco dos valentes é quebrado, mas os fracos se armam com vigor.

5.
Os saturados se empregam para ter pão, mas os famintos param de sofrer. A mulher estéril sete vezes dá à luz, mas fenece a mãe de muitos filhos.
6.
O SENHOR é quem dá a morte e a vida, faz descer à morada dos mortos e de lá voltar.

7.
O SENHOR é quem torna pobre ou rico, é ele quem humilha e exalta.
8.
Levanta do pó o necessitado e do monturo ergue o indigente: dá-lhe assento entre os príncipes, destina-lhe um trono de glória. Pois do SENHOR são as colunas da terra, e sobre elas apoiou o mundo.
9.
Ele vela sobre os passos dos seus santos, mas os ímpios perecem nas trevas, pois ninguém triunfa pela própria força.
10.
O SENHOR faz tremer seus inimigos, troveja sobre eles desde os céus. O SENHOR julga até os confins da terra. Ele dá fortaleza a seu rei, eleva a força do seu ungido”.

final
Então Elcana voltou para a sua casa, em Ramá. Mas o menino Samuel ficou em Siló, no serviço de Deus, o SENHOR, como ajudante do sacerdote Eli.
CONCLUSÃO
Ana não só se lembrou de Deus quando estava triste, por não poder ter filhos. Mas ela se lembrou também de agradecê-Lo quando recebeu seu milagre, sua vitória. Nós também devemos sempre nos lembrar de louvar, agradecer ao nosso Deus quando Suas bênçãos chegarem às nossas vidas.
OBS: Esse tema deverá ser dado em dois ou mais encontros. Por isso está dividi em partes.
Bom encontro,
bjs,
Lúhh♥


Nenhum comentário:

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!

Postagens populares

Ocorreu um erro neste gadget