Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 16 de outubro de 2011

Samuel planejamento infantil

Samuel”

1- Texto Bíblico: 1 Samuel 3:1-20
2- Versículo para Memorizar:“…quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna…”Jo 5:24.
3- Objetivo: Levar às crianças a discernir, a reconhecer a voz de Deus.
4- Introdução:
Quebra-Gelo- Qual é o animal que você sabe imitar?
5- Desenvolvimento:
Samuel ainda era menino e ajudava Eli na adoração a Deus, o Senhor. Naqueles dias poucas mensagens vinham do Senhor, e as visões também eram muito raras. Certa noite Eli, já quase cego, estava dormindo no seu quarto. Samuel dormia na Tenda Sagrada, onde ficava a arca da aliança. E a lâmpada de Deus ainda estava acesa. Então o Senhor Deus chamou: — Samuel, Samuel! — Estou aqui! — respondeu ele. Então correu para onde Eli estava e disse: — O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli respondeu: Eu não chamei você. Volte para a cama. E Samuel voltou. Então o Senhor Deus tornou a chamar Samuel. O menino se levantou, foi aonde estava Eli e disse: — O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli tornou a responder: — Eu não chamei você, filho. Volte para a cama. Samuel não conhecia o Senhor pois o Senhor ainda não havia falado com ele. Aí o Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi aonde Eli estava e disse: O senhor me chamou? Estou aqui. Então Eli compreendeu que era o Senhor quem estava chamando o menino e ordenou: — Volte para a cama e, se ele chamar você outra vez, diga: “Fala, ó Senhor, pois o teu servo está escutando!” E Samuel voltou para a cama. Então o Senhor veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse: Samuel, Samuel! — Fala, pois o teu servo está escutando! Respondeu Samuel. E o Senhor disse: Eu vou fazer com o povo de Israel uma coisa tão terrível, que todos os que ouvirem a respeito disso ficarão apavorados. Naquele dia farei contra Eli tudo o que disse a respeito da família dele, do começo até o fim. Eu lhe disse que ia castigar a sua família para sempre porque os seus filhos disseram coisas más contra mim. Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar. Por isso, juro à família de Eli que nenhum sacrifício ou oferta poderá apagar o seu terrível pecado. Samuel ficou na cama até de manhã. Aí se levantou e abriu os portões da área da Tenda Sagrada. Ele estava com medo de falar com Eli sobre a visão que havia tido. Mas Eli o chamou: Samuel, meu filho! Estou aqui! respondeu ele. O que foi que Deus lhe disse? perguntou Eli. Não esconda nada de mim. Deus o castigará severamente se você não me contar tudo o que ele disse. Então Samuel contou tudo, sem esconder nada. E Eli disse: — Ele é Deus, o Senhor. Que ele faça tudo o que achar melhor! E Samuel cresceu. O Senhor estava com ele e fazia tudo o que Samuel dizia que ia acontecer. Assim todo o povo de Israel, do Norte ao Sul do país, ficou sabendo que Samuel era, de fato, um profeta do Senhor.
6- Interagindo com o Tema:
Nas primeiras vezes que Deus chamou Samuel, ele não reconheceu a voz, e pensou que fosse Eli, chamando-o. Mas depois, passou a reconhecer a voz de Deus e ouvia- O atentamente, e como profeta entregava a mensagem de Deus ao povo. Deus deseja também falar com você a cada dia, e revelar a vontade dele pra sua vida e pra sua família. Quanto mais tempo você passar em oração com o Senhor, em momentos de silêncio, mais você terá facilidade para reconhecer a Sua voz. E você será abençoado, ao ouvir e obedecer a tudo quanto Ele te ordenar.

7-Dinâmica:
Cobra-cega” – Sugestões: 1º) Vendar os olhos de uma criança, ela terá que reconhecer a voz de uma criança, se acertar, a outra criança passa a ser a “cabra-cega”, se errar, continua com os olhos vendados. 2º ) A criança fica com os olhos vendados segurando um objeto, (pode ser uma bola), e as outras crianças tentam tocar no objeto, se a criança “cabra-cega”conseguir pegar a criança que tocou no objeto e adivinhar seu nome, a criança que foi pega se torna a “cabra-cega.”
8-Atividades
9-atividades para casa / oração final (lembrando do tema).
Catequese infantil São José Operário.

Um comentário:

Verônica Lucena disse...

Obrigada pelo auxilio com as dicas

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!

Postagens populares

Ocorreu um erro neste gadget