Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

vários tipos de terços para catequese infantil

queridas catequistas...

estive fazendo uma pesquisa sobre terços para crianças, resolvi postar os mais intressantes que achei, todos com link, e devidos créditos!

 Fiquem a vontade! 

 

O terço com alegria

Gente olha que ideia genial!!!Rezar o terço pode ser super gostoso. Nas contas do Pai nosso e Ave-Maria coloque um brigadeiro. Assim cada criança que for rezar pega um brigadeiro e come. UHHHHHH!Que ideia saborosa!!!!! Obrigada Tia Nilza por ter partilhado conosco!

 


Rezando o Terço  Hoje em dia é raro ver quem realmente dedica alguns minutos do seu tempo pra rezar o terço. São 5 minutos tirados diariamente que lhe faram muito bem, por isso nós como catequistas devemos ensinar a nossas crianças a rezarem o terço e que elas levem isso para suas familias. Se o costume for desde pequeno, elas nunca deixaram de rezar o terço.
Esse é um tema muito bom para conversar com as crianças, contar a história do terço, como ele é importante, podem ate propor uma atividade para as crianças de montarem um terço bem grande! Como o do blog Amando a Catequese, que vem a seguir...

 Terço de flores...

 catequisanda pega uma florzinha, inicia a oração e é acompanhada pelas outras, até montar-mos o nosso terço na mesa ou no chão... cada oração efetuada evoca uma flor de esperança na vida de homens, mulheres e crianças que mais sofrem! 
É bem rapidinho pra fazer, fiz um molde das flores e depois, dá-lhe recortar! ...rs... Acabou de sair do forno... quentinho ainda! Depois de 59 flores recortadas e pintadas e mais uma cruz, aqui está:








Terço Missionário 1

No domingo, para encerrarmos o mês missionário, todas as crianças foram convidadas a rezarem juntas o terço missionário.
Foi lindo ver as crianças com o terço na mão!
Os comentaristas foram o casal Said e João e eu, Ana Paula.
 
As crianças foram as contas do terço e rezaram com muito entusiasmo e amor cada Pai Nosso e cada Ave Maria. Rezamos por cada continente - ÁFRICA, AMÉRICAS, EUROPA, OCEANIA e ÁSIA, por todas as pessoas que vivem em cada um deles e pelos missionários que estão nesses cinco continentes,
anunciando a Palavra de Deus.
As crianças estavam lindas e se comportaram muito bem. Os adultos ficaram emocionados em ver tanto amor à oração do terço.
No final, todas as crianças receberam uma lembrança.
O mais importante foi que as crianças perceberam que rezar o terço não é chato e nem cansativo, e sim uma oração fácil e que agrada o coração de Deus, nosso querido Papai do Céu.
  
A lembrança foi um saquinho com orientação para rezar o
terço e cheio de balas, eu acho que muitos saquinhos
chegaram vazios em casa...

Terço Missionário 2

 

(pode ser adaptado ao mês de maio)
Expor, em frente da assembléia, uma figura de Nossa Senhora rodeada de ilustrações de pessoas de diversas raças, em situações difíceis... E a frase: Maria, Rainha das Missões. Coloque-se também um mapa-múndi com estatísticas missionárias em cada continente.

Animador: Meus amigos e amigas, sejam todos bem-vindos a este nosso encontro. Rico de acontecimentos importantes, o mês de outubro é celebrado pelos cristãos sobretudo como o mês do Rosário e das Missões. Que nosso encontro seja uma grande homenagem à nossa querida mãe do céu, a quem pedimos proteção para todos os missionários e missionárias que, nos cinco continentes, estão se doando a serviço da evangelização. Que este mesmo espírito de doação marque também a nossa vida e a vivência de nossas comunidades neste mês missionário do ano 2000 da redenção. Iniciemos nossa celebração com um canto a Maria.

Canto mariano: SENHORA DE TANTOS NOMES


Leitor 1: É impressionante como as pessoas, dirigindo-se a Maria com fé, confiança e muito carinho, chamam-na com os mais diversos nomes: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Penha, da Luz, da Guia, da Conceição. Ela é a Mãe Rainha, a Mãe dos aflitos, dos doentes, dos pobres. Ela é a Mãe Aparecida, de Fátima, de Guadalupe...

Leitor 2: Estes e centenas de outros nomes exprimem a convicção de que Maria, nossa querida mãe, está sempre atenta e presente nas situações felizes e problemáticas em que se encontram seus filhos e filhas. Ela é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro porque não deixa ninguém sozinho nos momentos de necessidade. É Nossa Senhora da Luz porque nos ilumina quando estamos no fundo do poço...

Leitor 3: Maria de tantos nomes é tão importante que o povo gosta também de chamar suas filhas com o nome de Maria do Carmo, Maria de Fátima, Maria do Rosário, Maria das Graças, Maria de Lourdes... Animador: E quem, meus queridos amigos e minhas, não gosta e não espera encontrar, nos mais diversos e difíceis atalhos da vida, a mão de uma mãe para segurar e caminhar com mais segurança?


Leitor 1: Santa Teresinha, a padroeira das Missões, falando da oração, declarou: “Para mim, a oração é um impulso do coração, um simples olhar, dirigido aos céus, um grito de gratidão ou de amor em meio a provações ou alegrias. É algo muito grande, sobrenatural, que me dilata a alma e me une a Jesus”.

TODOS: O Rosário dilata a nossa alma e nos une a Maria e a seu filho Jesus”.

TESTEMUNHOS


Animador: Sempre houve cristãos particularmente devotos de Maria e que cultivaram sua espiritualidade através da reza do Rosário. Os testemunhos, que agora ouviremos, nos falam da importância do Rosário em nossa vida.

Leitor 1: O Papa Pio XII afirmou: “O Santo Rosário é o compêndio de todo o Evangelho. Quem conhece o Rosário, conhece o Evangelho, conhece a vida de Jesus e de Maria, conhece o próprio caminho que conduz ao destino eterno”.

Leitor 2: Em sua simplicidade, Santa Teresinha assegura que a reza do Rosário “é como o fermento que faz crescer a massa e que pode transformar os corações”.Leitor 3: Lúcia, a vidente de Fátima, chega a dizer: “Se neste mundo atormentado todos recitassem diariamente o Rosário, Nossa Senhora faria maravilhas na vida de cada um”.Leitor 4: E João Paulo II um dia exclamou: “Quem dera renascesse o belo costume da reza do terço em família”.

Canto:


Animador: Agora, para homenagearmos Nossa Senhora, neste Mês das Missões, convido a todos para rezarmos o terço missionário. Refletiremos e rezaremos pelos cinco continentes, pelos missionários que lá trabalham e pelos povos que mais precisam da ajuda de Maria.

Leitor 1: As cinco cores do terço missionário simbolizam os cinco continentes onde os missionários estão anunciando a Boa Nova da salvação. Rezar o terço missionário é dar à oração um sentido católico, pois rezamos por todas as pessoas, sem distinção.


TODOS: Senhor Jesus, reunidos em teu nome, oferecemos este terço missionário. Pela intercessão da tua e nossa querida mãe, abençoa e protege a todos que trabalham nas missões. Pedimos também que inspires a nossa Igreja para que se torne cada vez mais missionária.


(Antes de cada dezena do Terço, poderão ler as características e os problemas de cada continente. Vejam nas páginas 6 e 7 desta edição do MJ). Cada dezena poderá ser animada por um grupo.

Animador: Nesta primeira dezena do terço, rezemos pela África, terra das verdes florestas. É a terra mãe dos negros, inclusive dos antepassados da metade dos brasileiros. O povo da África está sofrendo terrivelmente pela miséria, fome, doenças e guerras entre as tribos.


1ª Dezena: (cor verde)

Animador: Nesta Segunda dezena, rezemos pelas Américas. É a terra-mãe dos índios, terra vermelha de sangue de muitos genocídios e de muita opressão. Peçamos a Maria luzes para que sejam encontradas formas mais apropriadas para anunciar o Evangelho às diferentes raças deste continente e para que haja mais justiça social.

2ª Dezena: (cor vermelha)

Animador: Nesta terceira dezena, rezemos pela Europa. Deste continente vieram muitos dos nossos antepassados. Rezemos pelo Papa e para que os católicos desse continente assumam novamente suas responsabilidades na evangelização do mundo.

3ª Dezena: (cor branca)

Animador: Nesta Quarta dezena, rezemos pela Oceania, o continente formado por milhares de ilhas. Rezemos para que no mundo haja respeito, fraternidade e diálogo entre os cristãos e não-cristãos.4ª Dezena: (cor azul)Animador: Nesta última dezena, rezemos pela Ásia, berço de grandes culturas e religiões. Neste continente encontra-se mais da metade da população do planeta, mas pouquíssimos são católicos. O nosso pensamento e a nossa oração vão também a todas as pessoas que consagraram sua vida para o anúncio da Boa Nova nos cinco continentes.

5ª Dezena: (cor amarela)

Salve Rainha:

Canto: Vai, vai missionário...Canto: Povos d’América gente sofrida... Partilha e conclusões práticas


REFLEXÃO EM GRUPOSUm santo já disse: “Planta Maria, colhe Jesus”. Qual o sentido desta expressão?
Como estamos vivendo a missão que Jesus nos confiou no batismo e na crisma?
O que seu grupo e sua comunidade estão realizando para melhor vivenciar o mês Missionário?


CONCLUSÃO

Animador: A missão é o objetivo de toda pessoa que foi marcada pelo batismo e de todo grupo eclesial. No entanto, não ha missão sem comunhão. Pastorais e movimentos devem trabalhar unidos para que os afastados voltem a praticar sua fé, e a Boa Nova chegue, o quanto antes, aos homens ainda não evangelizados do mundo inteiro. Com um sincero abraço, digamos a todas as pessoas, que rezaram conosco, o quanto as amamos, e que, juntos, queremos assumir a grande causa missionária.

Abraço da paz:

Todos: Mãe querida, ajuda-nos a fazer, com grande entusiasmo, tudo o que Jesus pede a seus discípulos. Com a tua intercessão, apressa a “hora da graça”, da fraternidade total, para que o novo milênio comece sem exclusões e todas as pessoas possam viver com dignidade e paz. Que teu exemplo arraste a todos e a todas que abraçaram a missão de Jesus. Que eles vivam e realizem aquela ternura e fraternidade que Jesus semeou quando esteve entre nós. AMÉM!Canto: Maria do Sim ...

*
Enviado pela catequista Cristiane Rover
Fonte: Revista Missão Jovem


Terço Infantil p/decoração ou lembrança.

Um comentário:

CATEQUESE N'ATIVIDADE disse...

Nossa, quanta idéia!!! heheheh Todas ótimas!

Bjokas da Rê Furlan

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!

Postagens populares