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terça-feira, 23 de abril de 2013

O PALHAÇO CHICOTE E A BONECA CICUTA - peça


O PALHAÇO CHICOTE E A BONECA CICUTA

 esta peça é demais ...

O Palhaço chicote entra em cena, lambendo a sua gravata. A boneca Xicuta só está com seus pezinhos em cena. Ela tem uma cordinha pendurada em suas costas.
Chicote – Ai, ai. Como é bom ter uma gravata de algodão doce só para mim. Só eu tenho uma gravata de algodão doce. E vocês sabem o meu nome, meus amiguinhos. Vocês sabem quem sou eu? O meu nome é Chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii... Xi! Esqueci meu nome. Ah, lembrei. O meu nome é Chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicote! Pois é, Chicote. Sou um palhaço que faço, que faço, que faço, que faço e aconteço. Mas posso levar uma bronca quando sei, quando sei, quando sei que mereço. E eu estou procurando a minha amiguinha que está perdida por aí. Eu não sei onde eu a deixei (expressão de choro). Hmmmm! Olha o meu biquinho de tristeza. Estão vendo só? Isso é o que acontece quando a gente deixa as coisas todas espalhadas por aí. Meus amiguinhos, eu vou pedir uma ajuda a vocês. Vocês são crianças, e crianças muitas vezes veem melhor as coisas. Os adultos veem maldade em tudo! Criança não! Criança é pura. Então, com o seu olhar, vocês podem me ajudar a procurar? É, a procurar a Xicuta. Ah, Xicuta é minha bonequinha. Eu ganhei ela ontem da minha mãe, e não sei onde eu deixei. Vocês estão aí de fora, e quem vê de fora, vê melhor. Vamos, me ajudem. Quando eu for chegando perto vocês dizem que “tá quente”, quando eu estiver longe, vocês dizem que “tá frio”. Está combinado assim? Então vamos lá!
O público infantil vai orientando o Palhaço Chicote na procura da boneca. Ele simula que está com dificuldade de achar até que encontra.
Chicote – Ahá! Achei minha amiguinha. Com Deus o Chicote pode tudo! Com Deus o Chicote pode tudo! Estão vendo só! Achei a Xicuta. É Xicuta é o nome dela. Vocês querem ver? Ela vai falar o nome dela. Mas antes, nós temos que cantar uma musiquinha para ela poder brincar com a gente. É assim: “finge que é gente, pra a gente brincar! Finge que é gente pra gente brincar!”
A boneca Xicuta vai fazendo uma performance dançante até que se levanta.
Xicuta – Oi amiguinhos! O meu nome é Cicuta.
O Palhaço Chicote faz cara de espanto.
Chicote – Cicuta? Cicuta não. O seu nome é Xicuta.Xicuta – (a chicote) E o seu é Cicote. Chicote – Não, o meu nome não é Cicote. É Chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.... (ficando sem ar e, logo depois, respira). ...cote. Chiiiiiiicote. Xicuta – Calma, Cicote. Assim você vai morrer com falta de ar.Chicote – Eu vou morrer é de raiva por ouvir você falar o meu nome e o seu nome errado. O meu nome é Chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii....cote e o seu nome é Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...cuta. Xicuta, entendeu? E quer saber? Acho que você veio da loja com defeito.Xicuta – (expressão de choramingo) Defeito só porque eu tenho a língua presa?Chicote – Não é só por isso! É que na televisão você fala o nome das pessoas direito e o seu nome também direito.Xicuta – Ah, mas eu falo o nome das crianças que estão nos assistindo direitinho, quer ver. Olha só, aquele ali é Macarrão. Macarrão Cunha Azevedo. E aquela ali é a Cenoura. Cenoura da Silva Silveira. E aquela ali se chama...Chicote – (interrompendo) Chega, Xicuta. Não adianta! Não adianta que eu vou te levar para trocar por outra lá na loja. Vem cá!
Chicote agarra Xicuta que resiste.
Xicuta – Não! Por favor, Cicote!Chicote – O meu nome é Chicote!Xicuta – Por favor. Eu não quero voltar para aquela fábrica. Lá tem homens maus que me fabricaram. Não me deixe voltar para lá!Chicote – Maus? Como assim “maus”, Xicuta?Xicuta – (chorando) Sabe o que é? Eu vou contar para você. Antes de eles fabricarem as bonecas Cicuta...Chicote – Xicuta.Xicuta – Ah, você sabe. Pois é, quando eles estão fabricando a gente, eles falam umas coisas estranhas. Chicote – Como assim “coisas estranhas?”Xicuta – É, eles falam que não importa que as crianças vão ficar tristes, não importa que as crianças vão ficar sem sono, não importa que as crianças vão ficar sem estudar. Só o que importa é vender, vender e vender as bonecas.Chicote – Ah, mas não é possível. Eles parecem tão bonzinhos no comercial da Televisão. Quer saber, Xicuta? Acho que você está é mentindo, e fique sabendo você que mentir é muito feio. E por isso eu vou trocar você por outra sim.Xicuta – Não! Por favor. Olha imagine se a outra também estiver com esse defeito? Aí, você vai ficar indo e voltando, indo e voltando, indo e voltando para a loja. Eles vão fazer você de palhaço.Chicote – É mesmo. Então vamos pensar.
Chicote e Xicuta andam para lá e para cá.
Chicote – Peraí, Xicuta. Eu já sou um palhaço.Xicuta – Eu quis dizer bobo. Bobo!Chicote – Ah bom...Chicote e Xicuta andam para cá e para lá.Chicote – Ei, Xicuta. Então você está me dizendo que palhaço é mesma coisa que bobo?Xicuta – Ai, ai, ai. Parece mesmo, pois você fica com essa bobeira e não pensa numa ideia para me consertar, Cicote.Chicote – O meu nome é Chicote.Xicuta – Ah, você entendeu. E quer saber. Vai ver que você não gostou de mim desde início. Só pediu para sua mamãe me comprar porque todos seus amiguinhos têm uma boneca igual a mim. Chicote – E se isso for verdade, hein, Xicuta?Xicuta – Ah, então quer dizer que se os seus amiguinhos se jogarem no meio da rua para serem atropelados pelos carros você faz isso também. Hein, hein, hein, Cicote?Chicote – (vociferando) O meu nome é...
Xicuta se encurva, com as duas mãos escondendo rosto, demonstrando medo. Chicote percebe e modifica sua expressão.
Chicote – Está bem... Eu vou aguentar você falar meu nome errado, mas só enquanto a gente não conserta você.Xicuta – A gente?Chicote – É. EU vou te consertar e VOCÊ vai se consertar também! Não é só os outros que têm que nos concertar. Nós também temos que nos concertar. Já até tive uma ideia para isso.Xicuta – Que bom! E qual seria essa ideia?Chicote – Ora, a gente te desmontar.Xicuta – (gagueja assustada) M-me desmontar? Mas vai doer muito.Chicote – Xicuta, nem tudo que é bom para a gente é sem dor. Pelo contrário, as coisas que não são tão agradáveis muitas vezes são melhores para a gente. Por exemplo, as injeções que os médicos dão na gente são boas. As palmadinhas que os papais e as mamães dão na gente são boas para a gente não ter que apanhar da polícia na rua, e por aí vai. E para a gente mudar de um erro para um acerto, é bom deixar alguém nos desmontar e montar de novo, como por exemplo, Deus, que faz assim com os homens.Xicuta – Deus faz assim como os homens?Chicote – Sim, mas só os homens se deixam ser desmontados para serem montados de novo.Xicuta – Que legal. Então quero ser um brinquedo obediente também. Vai, me desmonta e monta logo.Chicote – Deixa comigo. Deixa eu começar examinando as suas costas. Deixe-me ver. Lalalálálálalalálá.Xicuta – Ô Cicote? Você tem experiência nesse desmonte de brinquedos mesmo?Chicote – (examinando as costas de Xicuta) Claro!Xicuta – Vê lá, hein, Cicote, porque é muito perigoso alguém que não sabe desmontar brinquedos desmontar uma bonequinha frágil como eu.Chicote – (examinando as costas da Xicuta) Ora, não se preocupe, Xicuta. Um dia eu desmontei um radinho de brinquedo e ele ficou melhor ainda.Xicuta – Como assim “melhor ainda”?Chicote – (examinando as costas da Xicuta) Ele virou um telefone de brinquedo. (pausa) Caramba! Olha o que eu achei nas suas costas? Uma cruz de cabeça para baixo. E por isso que quando eu te abraçava eu ficava todo cheio de dor e não sabia o que era. Vou jogar essa cruz de cabeça para baixo fora, sabe.Xicuta – Mas será que isso é o motivo de eu falar errado.Chicote – Calma, Xicuta. Vou continuar examinando você. Talvez esse não seja o único defeito.Xicuta – Você está me chamando de toda errada, é?Chicote – Calma, Xicuta. Vai ficar tudo bem. Vamos examinar agora a sua barriguinha. Ela é tão cheinha. Vamos ver de que ela está cheinha.Xicuta – Olha só, eu não como nenhuma porcaria.
Chicote vai tirando muitos doces da barriga da Xicuta e jogando para a plateia
Chicote – (perplexo) Não come nenhuma porcaria, Xicuta? Não come nenhuma porcaria? Xicuta, eu não encontrei sequer uma frutinha na sua barriga. Só doces. Você pode comer doce sim. Por exemplo, olha só a minha gravata. Eu sou o único palhaço do mundo que tem uma gravata feita todinha de algodão doce. Só que eu não fico lambendo a gravata toda hora. Você percebeu?Xicuta – Você tem razão, Cicote.Chicote – E você está muito gulosa para uma boneca tão pequenininha.Xicuta – Eu não sou pequenininha, sou Cicuta! Cicuta!Chicote – E eu não sou Cicote. Sou CHHHHHHHHHHHHHHHHHicote!Xicuta – Mas é porque...Chicote – Está bem, está bem! Eu percebi que você ainda está com esse defeito de falar o seu nome errado e o nome das pessoas errado também. Mas me desculpe. Eu não resisti. Bom, e qual será esse problema que faz com que você fale o seu nome e o nome dos outros errado? Qual será?Xicuta – Para a falar a verdade, eu não sei?Chicote – O que tinha de errado na sua barriguinha (dá uma examinada rápida na barriga de Xicuta) eu consertei. E com as suas costas (coloca, sem as crianças perceberem, um cartaz adesivo com o seguinte dizer: “PUXE A CORDA”, dando a entender para as crianças que estava de fato examinando-a) agora também está tudo certinho.Xicuta – O que será?Chicote – Bom, talvez os nossos amiguinhos nos ajudem.Xicuta – É. Quem sabe eles percebem alguma coisa que não percebemos, pois as crianças são muito espertas para isso.
Chicote e Xicuta andam para lá e para cá, permitindo que as crianças percebam o que está escrito nas costas da Xicuta. Certamente elas gritarão “puxe a corda” e também perceberão numa cordinha dependurada desde o início nas costas da boneca Xicuta.
Chicote – (ao público) O quê?Xicuta – (ao público) O quê, amiguinhos? Falem mais alto!Chicote – (ao público) Não estou entendendo. O quê? Puxe a carta?Xicuta – Não, Cicote. Eu acho que é para PUXAR A CORDA. A corda, Cicote. A corda que tem nas minhas costas.Chicote – Ai... É mesmo. Que distraído que eu sou. Estão vendo como é ruim ficar desligado, amiguinhos. Nós temos que ficar o tempo todo ligado para não ser atropelado, para não ser enganado, para não ser tapeado, para não ser esbofet...Xicuta – Ai, Cicote. Está bom. Os nossos amiguinhos já entenderem que eles têm que ficar completamente ligados. Só que quem ainda não está completamente ligada sou eu. Vai, me liga logo! Vai ver que é por isso que eu ainda estou falando o meu nome e o nome dos outros de errado.Chicote – Então ta legal. Lá vai. Contem comigo, amiguinhos. 1, 2, 3 e... já.
O palhaço chicote puxa a corda da boneca Xicuta.
Xicuta – SEU PORCO! VOCÊ É UM PORCO! EU TAMBÉM SOU PORCA! AHHHHHHHHHH! VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR DORMIR PORQUE É LEGAL SER DA NOITE, QUE NEM VAMPIRO! AHHHHHHHHHH! O BOM MESMO É FICAR SEM TOMAR BANHO! O BOM MESMO É DESRESPEITAR O PAPAI E A MAMÃE! AHHHHHHHHHH! EU SOU A BONECA CICUTA! AHHHHHHHHHH
O Palhaço Chicote se assusta e fica bem longe, ouvindo essas frases proferidas pela boneca Xicuta assustado. Ele se aproxima da boneca e, escondido, consegue desligá-la. Enquanto isso, ela está em pé encurvada para frente, exprimindo estar desligada. O palhaço pega uma fita K7 que está no bolso da boneca cicuta, joga no chão e coloca outra fita K7 no bolso da boneca e puxa novamente a corda, dando a entender ao público que era esse o problema.
Xicuta – (despertando morosamente e falando mansamente) SEU... SEU... Cabelo está despenteado. Você deve fazer boas amizades. Você tem que obedecer aos seus pais. Você pode brincar de qualquer coisa que não te faça mal. O meu nome é Xicuta é o seu é... é...é....Suspense.Xicuta – (com um enorme sorriso) CHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIICOTE!Todos vibram. Xicuta e Chicote se abraçam.Chicote – Viram só, amiguinhos. Vocês podem brincar de qualquer coisa que não lhe façam mal, não é, boneca XicutaXicuta – É isso aí, palhaço Chicote. Mas se, mesmo assim, alguém insistir em dar para você alguma coisa que lhe faça mal, entregue o brinquedo, a roupa ou esse objeto para um adulto inteligente e ele vai lhe devolver o brinquedo, a roupa ou o objeto sem aquilo que venha te fazer mal.Chicote – Só que SE esse brinquedo, roupa ou objeto só lhe faz mal, é melhor que ela desapareça por completo! E só assim...Xicuta e Chicote - ... VOCÊ VAI BRINCAR SEM SE PREJUDICAR!Xicuta e Chicote cantam a música final.Xicuta e Chicote – Se o mal vier habitar. Dentro dos brinquedos. É melhor escolher outra coisa pra brincar Do que viver com medo.
REFRÃO
Vamos brincar, vamos brincar, Para todo mundo se alegrar!Vamos brincar, vamos brincar,Para todo mundo se alegrar

HISTÓRIA DO LÁPIS


HISTÓRIA DO LÁPIS

O menino olhava a avó escrevendo uma carta.
O menino perguntou:- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco?
 E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade.
 Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo. 
"Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".
"Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."
"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".
"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."
"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca.
Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".

HISTÓRIA: A CRIAÇÃO DO MUNDO


A criação do Mundo!

HISTÓRIA: A CRIAÇÃO DO MUNDO


.Olhe ao seu redor e preste atenção.
Vou te contar sobre a criação.
Quem é que fez a natureza tão linda?
Quem será o autor da vida? Quem sabe?
Eu sei muito bem, pois ele mora em meu coração.

Vamos aprender?
Há muitos e muitos anos atrás tudo era somente uma escuridão, as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.
Deus, então, resolveu criar o mundo.

No primeiro dia o Senhor ordenou: 
_Haja luz! Foi o que Ele falou. 
Houve a separação entre a noite e o dia. As trevas de noite e a luz de dia.
Deus olhou e viu que tudo isso era bom.
A luz e as trevas, a noite e o dia. Deus criou no primeiro dia.

No segundo dia, Deus separou as águas, dizendo:
_Haja firmamento no meio das águas.
E o firmamento lá no alto Ele colocou. É o céu azul que colore os nossos dias. 
E a parte de baixo Deus chamou de Mar.
Deus olhou e viu que tudo isso era bom.
O céu azul, com as nuvens branquinhas, Deus criou no segundo dia.

No terceiro dia, Deus separou os mares e a terra seca e encheu a terra de árvores. 
A grama verdinha cobriu o chão, e as frutas gostosas como a laranja e o mamão.
Deus olhou e viu que tudo isso era bom.
A terra e as plantas, a grama verdinha, Deus criou no terceiro dia.

E no quarto dia Deus criou o sol, fez a lua e as estrelinhas. O sol grandão para o dia governar, e a lua branca para a noite clarear.
Deus olhou e viu que tudo isso era bom.
.O sol, a lua e as estrelinhas, Deus criou no quarto dia.

No quinto dia Deus encheu o mar, com peixes grandes e pequenos a nadar. 
Fez os passarinhos para voar e todas as aves que gostam de cantar.
Deus olhou e viu que tudo isso era bom.
Peixes grandes e pequenos no mar. No quinto dia fez as aves a voar.

No sexto dia Deus criou os bichinhos. Animais domésticos, os cães e os gatinhos. 
Os selvagens como o leão e os répteis que se arrastam no chão.
Deus olhou e viu que tudo isso era bom.

Aconteceu naquele mesmo dia o maior milagre da criação. Do pó da terra Deus fez o homem e a mulher com suas próprias mãos.
Deus olhou e viu que tudo isso era bom.
Os animais, a primeira família Deus criou no sexto dia.
1,2,3,4,5,6 em apenas seis dias, Deus tudo fez.

.No sétimo dia Deus descansou de todo trabalho que realizou.

.Foi bom contar isto pra vocês.
Deus é o autor de toda a criação.
E eu sei muito bem, pois Ele mora em meu coração. 

CD Crianças Diante do Trono  Ana Paula Valadão

A FÁBULA DA BORBOLETA - fábulas infantis


A FÁBULA DA BORBOLETA



Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas...... Como ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.Então, pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso.Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.O homem decidiu ajudar a borboleta:Pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo.A borboleta então saiu facilmente.Mas seu corpo estava murcho, era pequeno, e tinha as asas amassadas.O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo.Nada aconteceu!Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas.Ela nunca foi capaz de voar.O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia para que o fluído do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estivesse pronta para voar, livre do casulo.Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossas vidas. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, Ele nos deixaria aleijados.Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido.Nós nunca poderíamos voar...

Lembre-se!!!!

Você pediu forças... e Deus te deu dificuldades para te fazer forte.

Você pediu sabedoria... e Deus te deu problemas para resolver.

Você pediu prosperidade... e Deus te deu cérebro e músculos para trabalhar.

Você pediu coragem... e Deus te deu perigos para enfrenatar.

Você pediu amor... e Deus te deu pessoas com problemas para ajudar.

Você pediu Favores... e Deus te deu Oportunidades.

Você não recebeu nada do que pediu...Mas você recebeu tudo de que precisava

O CARVÃO E A CAMISA peça infantil


O CARVÃO E A CAMISA


ACHEI ESTA PEÇA NA NET.

Zeca ficou MUITO magoado com seu amiguinho. Cheio de ódio conta para seu pai os desejos que alimentava...O pai propõe uma brincadeira para amenizar a raiva, arremessar carvão numa camisa branca, imaginando o amiguinho nela...
NARRADOR: Certa vez o pequeno Zeca de apenas 8 anos, entrou em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal para fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa.
PAI: Meu filho venha aqui um momento para termos uma conversa séria.
ZECA: Olha pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito aquilo comigo. Desejo tudo de ruim para ele.
NARRADOR: Seu pai, um homem simples e cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar:
ZECA: O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito. Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir a escola.
NARRADOR: O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado. Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:
PAI: Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o ultimo pedaço. Depois eu volto para ver como ficou.
NARRADOR: O menino achou que seria uma brincadeira divertida e passou mãos a obra. O
varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa.
O pai que espiava tudo de longe se aproxima do menino e lhe pergunta:
PAI: Filho como está se sentindo agora?
ZECA: Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.
NARRADOR: O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e carinhoso lhe fala:
PAI: Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.
NARRADOR: O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. Que susto! Zeca só conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos. O pai, então lhe diz ternamente:
PAI: Filho, você viu que a camisa quase não se sujou. Entretanto, olhe só para você! O mau que desejamos aos outros e como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos e a fuligem ficam sempre em nós mesmos.
NARRADOR: Cuidado com seus pensamentos, eles se transformam em palavras.
Cuidado com suas palavras, elas se transformam em ações.
Cuidado com suas ações, elas se transformam em hábitos.
Cuidado com seus hábitos, eles moldam o seu caráter.
Cuidado com seu caráter, ele controla o seu destino.
DEPOIS COLOCAREI FOTOS!!!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

quadro de orações

Oi pessoal, olha que legal,
 a catequista Jocelma teve a brilhante ideia
achei no blog: catequese - link:
http://catequesepnsf.wordpress.com/2012/04/19/quadro-de-oracoes/

Quadro de orações

Toda a equipe achou a ideia muito boa, então cada catequista concecionou um para sua turminha.
Foi um sucesso. No encontro da semana seguinte, as crianças já tinham estudado outras orações e queriam mais selinhos para colocarem no seu nome.
Criança não é mole, as vezes precisa de um incentivo para estudar!
Vou explicar como funciona:
No quadro colocamos todos os nomes dos catequizandos e as orações dos cristãos.
As crianças que souberem  a oração recebe um selinho para colocar no quadro no lugar onde está o seu nome
Pode ser usado conforme o encontro a ser dado.
ex: Anjo da Guarda, Maria, oração do Pai Nosso, O Santo Terço etc;
É um quadro de pregas. Eu fiz 25 pregas, porque minha turma tinha 25 crianças, mas como os nomes e os selinhos podem ser retirados, você poderá usar em outros anos (esse eu dei uma reformadinha para usa-lo este ano)
Material que usei para este quadro:
- 4 folhas de papel manilha (3 folhas para fazer as pregas e 1 para forar as costas)
-4 durex coloridos
-1 folha de papel lamidado para a moldura e para os selinhos
-1 catolina branca para o nome dos catequizandos e o nome das orações
-1 catolina colorida para fazer os selinhos
- adesivos para enfeitar os selinhos
A frase de título do quadro está no catecismo 2599.
Queria muito compartilhar esse projeto da nossa catequese
.Use a sua criatividade e mande notícias se gostarem da ideia.
Fiquem com Deus.

terça-feira, 9 de abril de 2013

abraão atividades

mais:
http://lucianemaria.blogspot.com.br/search/label/abra%C3%A3o

boas maneiras na igreja

Boas maneiras na Casa de DEUS

fonte:blog da tia Alê

http://blogtiale.blogspot.com/2011/04/boas-maneiras-na-casa-de-deus.html#ixzz2PzCDxXmf 


  
"Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Co 6:20).


Todos nós, os cristãos, precisamos de orientação sobre como nos comportar na Casa de Deus, pois somos mordomos de tudo o que Deus nos dá para usarmos no Seu serviço: saúde, dinheiro, prédios, móveis, instrumentos musicais, tempo, vidas. Deus tem confiado a nós, professores, o bem mais valioso: somos mordomos das vidas de nossos alunos. As crianças são inteligentes e capazes de ter um bom comportamento na Casa de Deus e em qualquer lugar. O que lhes tem faltado são professores e pais que disponham de tempo e persistência para orientá-las, orar por elas e com elas, gastar tempo para aconselhá-las, e também dar-lhes bom exemplo.
Muitos adultos se queixam da indisciplina das crianças na igreja, porém o problema está, muitas vezes, na falta de boa orientação. As crianças precisam de bons disciplinadores que reconheçam que são mordomos do Senhor para treinar as vidas que Ele lhes confiou.
É importante que o professor não se esqueça de que "sem nascimento não há crescimento". É necessário tomar cuidado par anão esperar um comportamento cristão de uma criança que ainda nem nasceu de novo.
Esta lição vai mostrar, especialmente às crianças crentes, como ter Boas Maneiras na casa de Deus. A lição divide-se em cinco partes. você pode apresentá-la de uma vez só como o ensino principal de sua aula, ou usar uma parte a cada semana, por exemplo, na abertura da aula.
Depois de apresentar esta lição, observe o comportamento de seus alunos na Casa de Deus. Periodicamente, volte a abordar este assunto, pois com a repetição as crianças assimilarão melhor o ensino.


VERSÍCULO-CHAVE

Esta lição sugere um versículo central e outros relacionados com cada ensino apresentado. Faça um cartaz com 1 Co 6:20, deixando-o afixado como se fosse um quadro para decorar sua sala, a fim de que as crianças possam recordar o texto em cada aula.
"Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Coríntios 6:20). Memorize o versículo antes da lição.

Para a criança salva, explique que Deus a comprou para Ele. Tudo o que compramos tem uma finalidade, por exemplo: roupa é para vestir, comida é para comer, sabão é para limpar, etc. Deus nos comprou e nos salvou do castigo do pecado, a morte eterna, para que você O glorifique. Você sabe como glorificar a Deus em seu corpo? Vamos aprender com os dois meninos da nossa lição como glorificar a Deus e ter BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS.

Para a criança não salva, o versículo-chave pode ser usado para a apresentação do plano da salvação. Explique : Deus pagou o preço para comprar você, mas é preciso aceitar esse pagamento, que é a morte de Jesus Cristo na cruz. Os nossos pecados merecem este castigo: a morte, e Jesus recebeu este castigo, morrendo por mim e por você. Pecado é tudo o que desagrada a Deus: desobedecer, brigar, sentir raiva; e todos nós já nascemos pecadores. “Eu nasci na iniqüidade ...” (Sl 51:5). Nós é que somos pecadores, mas Jesus pagou o preço que nós deveríamos pagar. Jesus, sendo perfeito, não merecia morrer, mas Ele fez isso para provar que Deus ama você quer perdoar o seu pecado. "Mas Deus prova o seu prórpio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rm 5:8).
 Jesus pode salvar você porque não ficou morte, Ele venceu a morte. ( 1Co 15:3,4). Ele está vivo e hoje pode ser o seu Salvador. "Crê no Senhor Jesus e serás salvo" (At 16:31). Você quer receber o Senhor Jesus como seu Salvador? Então fale com Jesus assim: Querido Jesus, eu reconheço que sou pecador e creio que o Senho morreu na cruz para me salvar. Peço que o Senhor venha morar em minha vida e perdoar meu pecado. Quero o Senhor seja o meu único Salvador. obrigado. Amém".
(Professor, procure verificar após a aula, a decisão feita pela criança que orou recebendo a Jesus como Salvador: para isso, providencie aconselhamento.)
( Na verdade você faz apenas um rosto, que você vai contando a história e mudando para alegre e triste. Fiz todos os visuais de EVA e pintei com caneta preta de retroprojetor)
Zeca e Juca são dois meninos que freqüentam a igreja todos os domingos e até as reuniões semanais. Zeca é um menino comportado que ajuda as crianças salvas a terem um bom comportamento na casa de Deus. Juca representa as crianças que, mesmo tendo recebido a Jesus como salvador, demonstram péssimo comportamento na igreja.
Vamos aprender com o Zeca (mostrar o rosto alegre) e também com o Juca (vire, mostrando o  rosto zangado), como podemos ter BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS (coloque este letreiro) e, assim, glorificar a Deus com o nosso corpo.
1- PÉS
Juca está apressado. Ele se atrasou para chegar à igreja, e ainda quis beber água antes de entrar na classe. Juca esta se lembrando da campanha de pontualidade e quer chegar a tempo; por isso, acaba correndo pelos corredores, pensando que é a única pessoa no prédio. Desta forma Juca quase derruba uma criança pequena e assusta os mais idosos.
Zeca já está na classe quando a campainha toca avisando que a aula vai começar. Ele procura chegar a  tempo de ir ao banheiro e beber água para não sair durante a aula. Zeca sabe que a escola Dominical é importante para a sua vida e por isso vem calmamente para a igreja. Zeca é um bom corredor, mas deixa sua corrida para a pista de atletismo da escola e para a hora do futebol.
Correr é bom, crianças, mas deve ser no lugar certo. Na igreja, a casa de Deus, os nossos pés devem andar silenciosamente. Vamos aprender Ec 5:1 - "Guarda o teu pé quando entrares na casa de Deus."
O que significa este versículo? (Deixe as crianças falarem.) Como podemos, então, glorificar a Deus com nossos pés? ( A resposta esperada é: andando com cuidado na Casa de Deus.)
(Coloque o letreiro ANDAR COM CUIDADO NA CASA DE DEUS.) Descobrimos na Bíblia que a Casa de Deus é um lugar onde os nossos pés devem andar silenciosamente. Isto glorifica a Deus.




Vamos aprender Ec 3:1 - "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito devaixo do céu". Você prestou atenção ao que o Zeca e Juca fazem? que mais aprendemos com eles? De que outro modo podemos mostrar boas maneiras na Casa de Deus? ( A reposta esperada é: sendo pontuais.)

(Coloque o letreiro SER PONTUAL) Isto mesmo. Descobrimos com Zeca que ser pontual, quer dizer, chegar a tempo para tudo, é outra maenira de glorificar a Deus.
Mas, além de chegar na hora, Zeca se prepara para não sair durante a aula, para não atrapalahar a professora ou desciar a atenção das crianças. Pdemos pensar, então, em outra forma de agir com boas maneiras na Casa de Deus. Você saberia dizer? (A respota esperada é: entrar e sair na hora certa.)

(Coloque o letreiro ENTRAR E SAIR NA HORA CERTA) Você conhece os horários das atividades de nossa igreja? Vamos recapitular. (Diga e peça que as crianças repitam.)
Nossos pés podem glorificar a Deus de várias formas. Observemos o Juca novamente. (Vire o visual do rosto e mostre o "pé triste".) Juca diz: _ Corri tanto! Estou tão cansado! Vou descansar meus pés no banco.
Juca colocou os pés no banco; acabou sujando e arranhando a madeira, estragando a pintura nova. Juca sabia que aqueles bancos eram para todos se sentarem e nunca para colocar os pés, mesmo se eles não sujassem ou arranhassem. Juca é muito descuidado e com seus pés esta destruindo ao invés de cuidar da casa de Deus.
Zeca, entretanto, (vire o visual do rosto e mostre o "pé alegre") é cuidadoso na casa de Deus. Ele ajuda a professora a colocar as coisas no lugar, recolhe o lixo espalhados e, durante a aula, procura se sentar direito, com os pés no chão, para não atrapalhar ninguém. Ele sabe que os móveis da igreja pertencem ao Senhor e são as pessoas (jovens, adultos e crianças) que devem ser cuidadosos com tudo. Há pessoas escaladas para tocarem os instrumentos, manejarem o som e Zeca fica só olhando o trabalho de cada um. Quando crescer e souber, ele também poderá ajudar.
Zeca fica tão atento ao programa da igreja, seja na escola Dominical ou no culto, que nem vê o tempo passar; ele gosta de estar na casa de Deus, (mostre novamente o "pé triste"  mas o Juca...! Nunca está contente. Mexe-se no banco, sai do lugar, até parece que tem formigas incomodando seus pés.
Vamos lembrar como os nossos pés podem glorificar a Deus (aponte cada um dos letreiros. Repita o versículo-chave e os versículos desta parte. Desafie as crianças a colocarem em prática hoje mesmo o tipo de comportamento que demonstra boas maneiras na Casa de Deus.)


2- MÃOS

Juca (aponte para o visual com o rosto triste) chegou atrasado para o culto e sentou-se perto de Zeca, que segurava a Bíblia aberta enquanto a leitura estava sendo feita. Juca quis saber onde estavam lendo e abriu sua Bíblia, mas onde ficava o livro de Daniel?- pensava enquanto mexia rapidamente nas folhas. Juca não achou o texto e resolveu folhear o hinário. Ele gostava de ter as mãos ocupadas (mostre a "mão triste"). Na verdade aqueles livros não pertenciam a Juca; eram da igreja, e como Juca sempre esquecia de trazer os deles, pegava os que ficavam para os visitantes. Juca mexia nas folhas de um jeito que fazia “orelhas” nas páginas.

Zeca (vire para o rosto alegre) terminou de ler sua Bíblia e fechou com cuidado. Ao abrir seu hinário, virou as páginas sem fazer barulho e logo encontrou o hino anunciado. Ao seu lado, Juca continuava procurando, pois não tinha prestado atenção e confundira o número; todos cantam e Juca interrompe Zeca para saber o número do hino.
Chegou a hora do ofertório e Juca (vire para o rosto triste) fez um barulhão com as moedas que tinha trazido; parecia que ele desejava que todos soubessem que tinha dinheiro em suas mãos.
Zeca (vire para o rosto alegre) sabia que entregar a oferta durante o culto era parte da adoração ao Senhor. Zeca reconhecia que Deus era o Senhor Todo poderoso, dono de tudo. A oferta era uma demonstração de seu amor para Deus, e não uma amostra para os outros, (mostre a "mão alegre") e por isso, Zeca colocava sua oferta com cuidado. Suas mãos estavam sempre prontas para glorificar ao senhor e isto envolvia ajudar aos outros na igreja, em casa, na escola, em qualquer lugar.
O que aprendemos com Zeca e Juca, crianças? Que podemos glorificar a Deus com nossas mãos. de que maneiras podemos mostrar boas maneiras na Casa de Deus com nossas mãos? (Espere que as crianças respondam, e então coloque os letreiros FOLHEAR CUIDADOSAMENTE A BÍBLIA E O HINÁRIO E SEGURAR CUIDADOSAMENTE A OFERTA.)




O nosso versículo é: “...e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina.” Sl 141:2b. Vamos oferecer nossas mãos para a glória de Deus, hoje? É só usá-las com boas maneiras na Casa de Deus.


3- OLHOS
Juca (aponte para o rosto triste) fica tão desatento na Casa de Deus que não ouve o Pastor dizer que é tempo de todos orarem. Seus olhos ficam abertos, observando as flores no vaso, a cor da camisa do Sr. Pedro, e finalmente vê que todos estão de olhos fechados (mostre o "olho triste"). Ele sabe que isso significa oração, mas nem se importa e ainda pensa:
- Que oração mais comprida! Não acaba nunca!
Juca resolve então ver uma revistinha dentro da igreja e na hora do culto.

Zeca, porém, (vire para o rosto alegre) está de olhos fechados acompanhando a oração e no final diz: “Amém”, porque ele acompanha todas as palavras. Zeca sabe que orar é falar com Deus. Sabe também que fechamos os olhos (mostre o "olho alegre") para pensar em Deus sem nos distrairmos olhando para outras coisas, e para prestar atenção nas palavras que estão sendo ditas.
Podemos orar em qualquer lugar, pois Deus, que é Espírito, está em toda parte e pode nos ouvir. Mas na igreja de um modo especial. Imagine você indo na casa de alguém e depois  voltando para sua casa sem ter falado com aquela pessoa? Pois é assim que Juca tem feito e muitas crianças fazem.
Descobrimos agora outra maneira de mostrar boas maneiras na Casa de Deus. Qual é? (Espere respostas dos alunos.) Isso mesmo. Descobrimos que a casa de Deus é um lugar de oração. E para orar, pensando realmente em Deus, devemos FECHAR OS OLHOS NA ORAÇÃO (coloque esse letreiro.)


Vamos abrir a Bíblia em 1Pe 3:12 e ler atentamente. (leia o versículo todo, depois avise aos alunos que vão memorizar somente a primeira parte).
1 Pedro 3:12 _ "Porque os olhos do SEnhor repousam sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas."
O versículo nos diz que Deus vê tudo e ouve as nosssas orações ou súplicas. Vamos decorar este versículo, e quando estiver orando e sentir contade de abrir os olhos ou pensar em outro assunto, repita o versículo; estou certo de que você terá vitória e vai glorificar a Deus com seus olhos.
4- OUVIDOS

Os ouvidos de Juca (mostre o "ouvido triste") andam tão distantes! Apesar de estar na igreja ele (aponte para o rosto triste) não ouve as orações que são feitas, não presta atenção nos avisos nem no texto a ser lido; e quando um hino é anunciado, ele não ouve. Por isso, Juca sempre interrompe as pessoas que estão ao seu lado para perguntar alguma coisa. Juca não tem educado seus ouvidos para ouvirem a voz de Deus e quando o inimigo sopra alguma mentira ele acredita; por exemplo, o inimigo diz: “Você é um menino muito ocupado e precisa descansar; para que ler a Bíblia em casa, antes de dormir?” Assim, Juca não ouve a Palavra de Deus na igreja e nem em sua casa. É por isso que ele vive triste e desanimado.
Zeca é diferente (vire para o rosto alegre). Ele gosta das orações na igreja. Nem sempre ele entende as palavras que os adultos usam quando oram, mas ele sabe que Deus entende e está ouvindo mostre o "ouvido alegre"). Zeca acompanha tudo na casa de Deus porque ama ao Senhor e quer conhecê-lO melhor. Assim,  Zeca abre com cuidado sua Bíblia, acompanha a leitura e presta atenção ao que está sendo ensinado. Ele sabe que Deus fala com as pessoas através da Bíblia e também dos pregadores e ensinadores. Zeca já aprendeu que o inimigo quer nos enganar com suas sugestões. Por isso, em casa, ele separa tempo para ler a Bíblia todos os dias.
Uma das histórias bíblicas prediletas de Zeca esta em  1 Sm 1:1-14. Lemos aqui que Deus falou com o menino Samuel. Crianças, a Bíblia é a palavra de Deus e quando nós a lemos com atenção Deus fala conosco.
Vamos aprender um versículo que contém as palavras de Samuel para Deus: 1 Samuel 3:9 _ “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve”.
Como podemos ter boas maneiras com nossos ouvidos na Casa de Deus? (Aguarde respostas.) Sim, descobrimos que nossos ouvidos devem OUVIR A PALAVRA DE DEUS (coloque o letreiro me qualquer lugar, mas principalmente na igreja. Assim estaremos glorificando a Deus.


5 - BOCA

As BOAS MANEIRAS que estamos aprendendo ajudam a termos um comportamento que agrada a Deus em Sua Casa. Mas, em qualquer lugar onde o povo de Deus se reúne, estas boas maneiras são recomendáveis. Muitas crianças vêm à Casa de Deus, mas estão desagradando ao Senhor com seu comportamento.
A boca é uma parte do corpo que muito desagrada a Deus ao invés de glorificá-lO. Com ela nós mentimos, falamos palavrão, fofoca, etc.
Juca (aponte para o rosto triste) tem ouvido algumas sugestões do inimigo de Deus e infelizmente, dado atenção a elas. Satanás não gosta que agrademos ao Senhor, Juca (mostre a "boca triste") ainda não aprendeu a controlar sua boca na Casa de Deus e fala alto quando deveria ficar calado. Na hora de cantar, ele se atrapalha com o hinário e depois diz: “Não conheço este hino; não vou cantar.” Então, enquanto todos cantam, ele fica conversando com o colega ao seu lado.
Zeca (vire para o rosto alegre) gosta muito de cantar (mostre a "boca alegre"), principalmente as músicas que falam sobre Deus, como Ele é Santo, Justo e Amoroso, e sobre  o Salvador Jesus que deu Sua vida para nos salvar. Zeca sabe que Deus é Santo e nós, pecadores. Mas, que por meio de Jesus Cristo, podemos nos aproximar do Senhor e louvá-lO.
Com a boca, Zeca também pode orar em voz alta. Pode, ainda, falar de Jesus a seus amigos. Assim, com a sua boca, ele pode glorificar Deus.
O que você descobriu com Juca e Zeca? Sim, que a nossa boca é outra parte do corpo que deve glorificar  a Deus. Também, a boca que costuma CANTAR LOUVORES A DEUS (coloque o letreiro) esta agradando ao Senhor. Nosso versículo é: “Bendirei ao Senhor em todo o tempo, o seu louvor está sempre nos meus lábios” -  Sl 34:1.

Zeca quer sempre agradar a Deus, glorificando-O em seu corpo. Ele sabe que ninguém é perfeito, todos são pecadores, mas os que receberam o Senhor Jesus como Salvador pertencem a Deus. E o Espírito Santo dá forças para o salvo glorificar a Deus.
Você,  e eu somos pecadores. Mas você, que já tem Jesus como Salvador, pode se lembrar desta verdade: Ele está sempre com você e lhe dá forças para glorificá-lO em seu corpo. Deus quer que você O glorifique, cantando-Lhe louvores com sua boca.
CONCLUSÃO
(Professor, coloque no flanelógrafo ou cole na parede as nove tiras com as boas maneiras.)
Como você tem se comportado na Casa de Deus? Eu não posso ver o que você faz na igreja pois não estou a seu lado todo o tempo. Sou humano e só posso estar em um único lugar de cada vez. Mas Deus está em todo lugar e vê tudo. É Deus quem lhe dá todas as coisas, como vida, saúde, e tudo mais. Ele ficará muito contente com as suas BOAS MANEIRAS em Sua Casa. Você ama ao Senhor? Quer agradar-Lhe? Entãoo repita estas BOAS MANEIRAS só para você e pense em como se comporta na igreja. Lembre-se de que Jesus está sempre com você, que já O recebeu como Salvador. Peça-Lhe que o ajude a viver para glorificá-lO.
Mas se você ainda não O convidou para entrar na sua vida e perdoar seu pecado. Jesus está esperando que você o convide hoje mesmo. Quer fazer isso?
(Termine com oração.)
REVISÃO
Como tem sido o seu comportamento na Casa de Deus? Repitam comigo o versículo que decoramos: " Porque foste comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Coríntios 6:20). Vamos lembrar o que aprendemos com Juca e Zeca.
(Professor, aça perguntas às crianças do tipo: Como podemos mostrar boas maneiras na Casa de Deus com nossa mãos? pés? olhos? ouvidos? boca? Que versículo nos ensina como glorificar a Deus com nossos ouvidos? olhos? pés? mãos? boca? À medida que vão respondendo, vá colocando diante deles todos os visuais da lição, de modo que, no final, forme um painel como o modelo abaixo.)
VERSÍCULO
CORPO
BOAS MANEIRAS
Ec 5:1
Ec 3:1
Sl 141: 2b
1 Pe 3:12a
1 Sm 3:9b
Sl 34:1
Pés
Mãos
Olhos
Ouvidos
  Boca
Andar com cuidado na Casa de Deus
Ser pontual
Entrar e sair na hora certa
Folhear cuidadosamente a Bíblia
Segurar cuidadosamente a oferta
Fechar os olhos na oração
Ouvir a Palavra de Deus
Cantar louvores a Deus





HORA DA ATIVIDADE:






HORA DA LEMBRANCINHA:

Que tal fazer para cada criança um Juca/Zeca em tamanho pequeno? Assim eles podem contar a histórias para outras pessoas.

Read more: http://blogtiale.blogspot.com/2011/04/boas-maneiras-na-casa-de-deus.html#ixzz2PzCDxXmf
olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

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um dia perfumado para você!

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