Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Os discipulos de Jesus texto para planejamento infantil


Mateus 9: 35-10: 8 
Marcos  3: 13-19 
Lucas 6: 12-18 
João 1: 35-42 
Discípulo significa aluno ou estudante, e os discípulos eram pessoas que escolheram seguir a Jesus e ouvir seus ensinamentos. Eles o chamavam de rabino, ou professor. Os doze discípulos eram seguidores de Jesus, a quem ele havia escolhido para se tornar seu grupo principal, Simão e seu irmão André foram os primeiros discípulos que Jesus escolheu. Em seguida Jesus chamou Tiago e João, depois, Felipe, Bartolomeu (também chamado Natanael), Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, e Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes.  De acordo com o Evangelho de João, André e outro dos discípulos tinha sido previamente discípulos de João Batista. Os discípulos estavam mais interessados ​​em contar a história de' Jesus' do que em contar a sua própria história, mas sabemos algumas coisas sobre alguns deles.
 Jesus apelidouSimão de Pedro, e o apelido ficou. Pedro, André, Tiago e João eram pescadores comerciais. Eles (ou suas famílias) possuíam seus próprios barcos.                                                                                     Tiago e João foram os filhos de Zebedeu, e João este pode ser a pessoa que escreveu o quarto Evangelho, o Evangelho de João.
 André e Filipe têm nomes gregos e falou grego para os viajantes que vieram da Grécia para ouvir Jesus pregar. Eles podem ter tido parentes gregos ou educações grego ou romano.
 Mateus foi um cobrador de impostos, uma forma desrespeitada de ganhar a vida naqueles dias. Cobradores de impostos não foram autorizados a testemunhar em tribunal, porque todos acreditavam que eles eram totalmente desonesto.  
 Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes pode ter sido ativistas políticos, que pertencem a alguns dos muitos grupos que queriam derrubar o governo romano. Os judeus naquela época queria muito ter um rei judeu e cortes judaicas que compreendeu as suas crenças e a forma como eles observaram as leis religiosas.   Sabemos apenas apelido de Tomás: ambos Tomás em aramaico e em grego significa gêmeo . Ele pode ter tido um irmão gêmeo real - ou ele pode ter parecia tanto com Jesus que toda a gente brincou dizendo que ele era irmão gêmeo de Jesus.Em nenhum lugar do Evangelho alguém menciona que Tomás tinha um irmão gêmeo.   O que sabemos com certeza sobre todos os discípulos é que todos eles deixaram a sua subsistência e os compromissos a seguir Jesus como ele viajou por todo o país, pregação, ensino e cura. 
Simão Pedro - Pescador, filho de João
André - Pescador, filho de João e seu irmão Pedro
Tiago - Pescador, filho de Zebedeu,
João - filho do pescador,filho de Zebedeu, , irmão de Tiago
Filipe - A partir de Betsaida
Mateus - coletor de impostos, filho de Alfeu
Bartolomeu (Nathaniel) - de Cana, um "verdadeiro israelita"
Tomás
Tiago, filho de Alfeu
Simão, o Zelote - guerrilheiro
Judas, filho de James
Judas Iscariotes - guerrilheiro, filho de Simão


Um comentário:

Catequese Kids disse...

Oii Lú! Muito bom este texto sobre os apóstolos... Vou salvá-lo como material!
Um beijo,
Layse

olá pessoal,

Espero que ese blog ajude vocês no preparo de seus encontros, sei que tenho que dar uma organizada, mas não está sobrando tempo...é muita coisa pra preparar...catequese, experiência e grupo de oração, em breve seminário, quando sobrar um tempo vou dar uma organizada para melhorar para vocês,
por enquanto, sintam-se à vontade, e a todos, de qualquer religião, sejam bem vindos.

a paz de Jesus e o amor de Maria,

Luciane.

catequista e evangelizadora mirim.
Igreja São José Operário,
Paróquia da Ressurreição.
vitória, es.

Total de visualizações de página

eu amo a...

um dia perfumado para você!

Postagens populares

Ocorreu um erro neste gadget